88ª ExpoZebu abordará carne, leite e carbono neutro
Maior feira de gado zebuíno do mundo deve atrair cerca de 430 mil pessoas, gerando mais de R$ 350 milhões
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou, na manhã de ontem (13), em São Paulo, capital, o lançamento nacional da 88ª ExpoZebu, a maior feira de raças zebuínas do mundo.
Durante o encontro, o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, acompanhado do diretor Internacional da entidade, Bento Mineiro, do superintendente de Marketing da ABCZ, Juan Lebron, do presidente da Sociedade Rural Brasileira, Sérgio Bortolozzo, e do conselheiro da Sociedade Rural Brasileira, José de Sampaio Góes, falou sobre as novidades da exposição deste ano, que acontece entre os dias 29 de abril e 7 maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).
Com 35 leilões oficializados, três shoppings de animais, 12 julgamentos de raças, dois campeonatos especiais de matriz modelo e matriz frigorífico, concurso leiteiro, mostras culturais, eventos técnicos, dias de campo, Farm Tours e um seminário sobre carbono neutro, a 88ª ExpoZebu apresenta aos associados, expositores, visitantes e convidados a contribuição da pecuária zebuína para setores além do produtivo.
Em 2023, o ‘1º Seminário Zebu Carbono Neutro – Pecuária Sustentável Gerando Riquezas’ será uma das atrações da feira. Organizado pela ABCZ, em parceria com a My Carbon, empresa do Grupo Minerva voltada para o mercado de créditos de carbono, o evento trará técnicas inovadoras para produzir mais com menos impacto ambiental. O seminário será realizado no dia 1º de maio, das 8h30 às 17h30, no Salão Nobre da ABCZ.
A ABCZ desenvolve, na sua Fazenda Experimental, o programa Zebu: Carne de Qualidade e, a partir do ano passado, inseriu a sistematização de produção – carne baixo carbono (CBC) e carne carbono neutro (CCN). Com o auxílio de órgãos como Epamig e Embrapa, está desenvolvendo um modelo a ser aplicado em propriedades Brasil afora.
Durante a ExpoZebu, mais de 30 países participarão da feira, através de mais de 600 visitantes das comitivas internacionais. Neste ano, o projeto da ABCZ em parceria com a Apex-Brasil, o Brazilian Cattle, completa 20 anos. Em comemoração, o departamento organiza um workshop com as empresas e fazendas participantes do projeto, vislumbrando os próximos 20 anos do Zebu no mundo.
Os jovens ocuparam 31,67% das novas vagas no mercado de trabalho na agropecuária, entre janeiro e agosto do ano passado. Com foco nas gerações do futuro, a ExpoZebu promoverá o 14º Encontro Rural Jovem, que vai abordar temas para a pecuária sustentável.
A programação contará com mais uma edição da Equishow, um evento com a participação de criadores de equinos e muares dos principais criatórios do país. Mais de mil animais já foram inscritos para provas e julgamentos.
A 88ª ExpoZebu deve atrair um público superior a 430 mil pessoas e gerar mais de R$ 350 milhões em negócios.
Na manhã da última sexta-feira (10), jornalistas e influenciadores digitais de Uberaba, cidade que abriga a sede da ABCZ, acompanharam em primeira mão as novidades da ExpoZebu 2023. Na oportunidade, representantes da associação comentaram sobre as ações previstas para a feira.
Fonte: Assessoria de Comunicação ABCZ