A gestão financeira na sucessão de propriedades rurais
Hugo Monteiro, especialista em sucessão familiar, aborda a importância do controle financeiro na gestão de fazendas
Na hora de fazer a transição para a sucessão familiar um dos aspectos que devem ser levados em conta é a gestão da propriedade rural. A transição de propriedade e gestão de uma geração para outra não é apenas uma questão de transferência de terras e ativos, mas também a garantia da continuidade e a viabilidade financeira do negócio rural.
O especialista em sucessão familiar, Hugo Monteiro, destaca a importância de um controle rigoroso dos números na fazenda para garantir uma transição bem-sucedida para as futuras gerações.
Conforme Monteiro, um problema comum na sucessão familiar é a preocupação de que o negócio rural não seja financeiramente viável para manter os filhos na propriedade. Ele enfatiza que sem um controle adequado dos números é impossível fazer um planejamento sucessório eficaz ou determinar se o negócio pode sustentar os membros da família que desejam entrar.
Ainda conforme o especialista, é necessário ter um controle financeiro detalhado para entender o desempenho do negócio e isso inclui saber o resultado financeiro da fazenda e estipular remunerações adequadas para cada membro da família, de acordo com suas habilidades e necessidades do negócio.
Monteiro alerta que quanto menos preparação e regras forem estabelecidas para a sucessão, maior é a chance de conflitos futuros. Ele aconselha que, mesmo que o negócio não esteja gerando lucro suficiente atualmente, é essencial preparar e organizar a sucessão para evitar conflitos e garantir uma transição tranquila.
A seguir, confira o conteúdo completo.
O conteúdo também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.
Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.