Participação recorde em modalidades da raça mostra que criadores e usuários estão realizando investimentos e perspectiva para 2020 é boa
O ano de 2019 para a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) foi de crescimento nas diversas modalidades que compõem as provas da raça Crioula. Prova disso são números registrados em classificatórias e finais de ciclo, como o Rédeas de Ouro, realizado neste mês de dezembro, com aumento de mais de 60% no número de inscritos. Além disso, outras competições como o Freio de Ouro, Crioulaço, Freios Jovem e do Proprietário, assim como a Morfologia, também registraram elevação.
O reflexo desta alta, segundo o presidente da entidade, Francisco Fleck, também foi sentido na comercialização da raça. Lembra que na primavera leilões registraram recordes de preços tanto em fêmeas quanto em machos o que demonstra a retomada dos patamares de valores de comercialização. “Em 2018 já tínhamos um aumento no número de animais comercializados e devemos manter estes números para 2019, que ainda vamos fechar o ciclo. Estamos comemorando a retomada de valores e preços e a grande liquidez do Cavalo Crioulo”, observa.