Novidade para o ano que vem será a realização de uma classificatória no Rio de Janeiro
A Comissão de Provas Funcionais e a diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) já definiram as datas das classificatórias ao Freio de Ouro em 2018 e decisões de outras modalidades funcionais da raça Crioula. A agenda da raça para o ano que vem também contará com a FICCC, considerada a “Copa do Mundo” do Cavalo Crioulo, que acontece a cada três anos e que será realizada no Brasil na próxima temporada.
A grande novidade para o Freio de Ouro de 2018 será a realização de uma seletiva no município de Sapucaia, no Rio de Janeiro. A novidade representa a chamada Região Oito (que constitui os Estados fora da Região Sul do Brasil) e substitui a classificatória que antes era realizada em São Paulo, na cidade de Itu. Também serão realizadas classificatórias nos municípios gaúchos de Camaquã e Uruguaiana, além de Ponta Grossa, no Paraná, que será a sede da semifinal das Regiões Cinco e Sete, que engloba os estados de Santa Catarina e Paraná, e que se juntam às tradicionais classificatórias realizadas em Brasília (DF) e Esteio (RS), Bocal de Ouro e as eliminatórias na Argentina e Uruguai.
Já a Paleteada terá o total de três classificatórias, nas cidades gaúchas de Bagé, Alegrete e Osório. Também para o próximo ano, as finais de quatro modalidades estarão reunidas em um mesmo fim de semana. As decisões do Freio do Proprietário, Ranch Sorting, Campereada e La Rienda agora irão compor um único grande evento em Esteio, entre os dias 27 e 30 de setembro. Já o Rédeas de Ouro segue em Campina Grande do Sul (PR), com nova data. Em breve, será divulgado o calendário de rota das seletivas Morfológicas que distribuem os passaportes para a Final da Morfologia da Expointer.