Ir para o conteúdo

Adapar reajusta valores de taxas de fiscalização e serviços

Após dez anos, algumas taxas foram reduzidas, isenções incluídas e até cancelamentos efetivados

Após dez anos de criação das taxas de fiscalização e serviços, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) comunica que a partir de hoje, quinta-feira dia 17, ocorre a primeira atualização dos valores das taxas. Alguns estabelecimentos, explorações e atividades foram reclassificados, o que resultou, inclusive, na redução de valores, em novas isenções e até cancelamentos, em especial para atividades laboratoriais.

A Adapar foi criada em 20 de dezembro de 2011 para ser o órgão oficial de defesa agropecuária. É responsável pelos requisitos de manutenção do atual status sanitário e promoção das condições para que novos status sejam conquistados pelo Estado. Dessa forma, se constitui em instituição primordial para, em parceria com o setor privado, proporcionar ambiente favorável na conquista de novos mercados nacionais e internacionais.

A Lei Estadual nº 20.861, de 7 de dezembro de 2021, traz novos preceitos e passa a ter eficácia a partir desta quinta-feira (17). Além de estabelecer os novos valores, promove ajustes na Lei Estadual nº 17.044, de 30 de dezembro de 2011, que dispõe sobre Taxas de Fiscalização e Serviços.

Uma das alterações é que as taxas de manutenção e renovação de registros, cadastros, habilitações, certificações, inscrições e credenciamentos passam a ter data única de vencimento do dia 30 de abril, observadas as periodicidades descritas nos anexos.

Também foi acrescido um artigo que estabelece o cancelamento e arquivamento de pedidos de registros, cadastros, habilitações e certificações que, por inércia do interessado, pendente de documentação, ficarem sem movimentação por mais de 120 dias. Fica ainda restringido a 90 dias o prazo para o requerimento de restituição de valores de taxas indevidamente pagas.

Fonte: AEN Paraná

Próximos Leilões

20 ABR 09h00

Londrina (PR)

Leilão Touros Provados Terra Brava

Canal do Criador | Lance Rural

20 ABR 09h00

Londrina (PR)

3° Leilão Virtual Bezerras Nelore JMP

Canal Rural | Lance Rural

21 ABR 08h00

Marília (SP)

Programa Canal Máquinas

Canal Rural | Lance Rural

21 ABR 08h30

Marília (SP)

Programa Canal Máquinas

Canal do Criador | Lance Rural

21 ABR 09h00

Londrina (PR)

3º Leilão Nelore Cambira

Canal do Criador | Lance Rural

21 ABR 12h00

Uberaba (MG)

Programa Zebu para o Mundo

Lance Rural

21 ABR 13h00

Londrina (PR)

Leilão Virtual Ambar Amaral Etapa Matrizes

Canal Rural | Lance Rural

21 ABR 18h15

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural