A atividade de monitorar gado nas grandes propriedade que adotam a pecuária extensiva é essencial para o controle dos animais. Porém, para realizar a contagem deles, por exemplo, o pecuarista precisa reunir os animais no pasto ou levá-los até o curral. Esse processo é complexo, exige esforço e pode causar stress no rebanho. Além disso, as dificuldades aumentam de acordo com o tamanho da fazenda e do rebanho.
O deslocamento do gado pode afetar a produtividade. No percurso, há chances de acidentes. Além disso, o bovino passa mais tempo caminhando e deixa de se alimentar, ruminar e descansar, causando prejuízos econômicos. O estresse reduz o ganho de peso e afeta a imunidade, deixando-o mais vulnerável a doenças.
Uma solução para realizar esse controle sem a necessidade de deslocar o gado é o uso do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), conhecido como drone. Essa nova tecnologia permite fazer a gestão adequada da fazenda, contribuindo para o controle interno e a quantificação dos resultados. Além disso, ajuda a controlar algumas variantes, como por exemplo, nascimentos, mortes, vendas e até roubos. E isso tudo se reflete na hora do planejamento e na rentabilidade da fazenda.