Ajuda do céu: o uso de drones no monitoramento do gado

Tecnologia pode ajudar a diminuir o stress dos animais com o deslocamento para contagem

A atividade de monitorar gado nas grandes propriedade que adotam a pecuária extensiva é essencial para o controle dos animais. Porém, para realizar a contagem deles, por exemplo, o pecuarista precisa reunir os animais no pasto ou levá-los até o curral. Esse processo é complexo, exige esforço e pode causar stress no rebanho. Além disso, as dificuldades aumentam de acordo com o tamanho da fazenda e do rebanho.

Foto: Itarc Org

O deslocamento do gado pode afetar a produtividade. No percurso, há chances de acidentes. Além disso, o bovino passa mais tempo caminhando e deixa de se alimentar, ruminar e descansar, causando prejuízos econômicos. O estresse reduz o ganho de peso e afeta a imunidade, deixando-o mais vulnerável a doenças.

Uma solução para realizar esse controle sem a necessidade de deslocar o gado é o uso do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), conhecido como drone. Essa nova tecnologia permite fazer a gestão adequada da fazenda, contribuindo para o controle interno e a quantificação dos resultados. Além disso, ajuda a controlar algumas variantes, como por exemplo, nascimentos, mortes, vendas e até roubos. E isso tudo se reflete na hora do planejamento e na rentabilidade da fazenda.

Como funciona

O desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas na aplicação de sistemas inteligentes e automatizadas às pastagens pode contribuir para moldar a pecuária do futuro. Já que o processo de decisão nos sistemas de produção depende cada vez mais da análise e interpretação de dados e informações.

Decisões sobre compra e venda de animais, uso de fertilizantes e de alimentação suplementar, além de outras práticas de manejo, podem ser orientadas a partir dessas informações, reduzindo o risco associado à atividade e aumentando a sustentabilidade dos sistemas de produção animal em pastagens. Com o avanço no campo da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), caracterizada pela conexão entre diversos dispositivos que coletam e transmitem dados de forma automática, abre-se a perspectiva para uma pecuária cada vez mais baseada em tecnologia digital.

Pecuária de Precisão

Até a um metro do solo o pecuarista pode obter informações e imagens detalhadas. Com a ajuda de microcomputadores de bordo e micro câmeras, médios e grandes criadores recebem uma ajuda do céu na administração de seus negócios. É a chamada “Pecuária de Precisão”.

A Pecuária de Precisão tem por objetivo a redução dos custos de produção, da contaminação do solo e da água e o aumento da produtividade. Imagens aéreas de alta resolução, modelos digitais de elevação do terreno e imageamento no espectro do Infravermelho Próximo (NIR) são cada vez mais usados no segmento.

Por Bianca Sandrine | Lance Rural

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também