Com o intuito de apresentar opções de genética a serem utilizadas de forma consciente, a Alta, empresa de melhoramento genético bovino, lançou recentemente mais uma edição do Catálogo de Corte Taurino. Segundo Luiza Rocha Mangucci, Técnica de Corte da Alta, o material está recheado de informações técnicas importantes para tomadas de decisões.
“Um aspecto que sempre gera desentendimento em nossos clientes é a interpretação da DEP de gordura, a qual se diverge de acordo com a origem dos sumários. Essa diferenciação se dá devido a cada país ter um entendimento do que é bom, e por isso trouxemos uma tabela didática, mostrando quais são as interpretações de acordo com o ranking (TOP)”, afirma. O catálogo também conta com um “Passo a passo da genética de sucesso”, no qual o cliente pode seguir uma sequência de como escolher a melhor genética de acordo com seu objetivo de seleção.
Para o Gerente de Corte Taurino, Miguel Abdalla, “o catálogo está repleto de novidades. Vale ressaltar que não existe uma mesma genética para todos e sim uma que atenda a sua demanda, reforçando a necessidade de se estabelecer um planejamento genético, o qual pode e deve ser feito através do nosso programa único e exclusivo”.
Ao todo, o Catálogo 2020/21 traz mais de 230 touros para atender os mais diversos mercados e sistemas de produção. Entre eles, o Lord, touro da raça Polled Hereford, que foi líder do sumário Promebo por dois anos consecutivos (em 2018 e 2019) e ainda continua destaque no sumário. Além dele, a bateria de Angus traz importantes contratações: o Colt, touro com mais de 90 libras para desmama, com ênfase para eficiência alimentar. O Onyx, filho do Therock (grande destaque da bateria Alta), com uma proposta de genética moderna e voltada para alta produtividade eficiente.