O frio é psicológico. Esta é uma expressão dita muitas vezes, mas nada eficiente para acabar com a sensação que o clima gelado exerce em nosso corpo, ainda mais neste mês de julho quando o Brasil foi tomado por uma massa de ar frio de origem polar que se espalha deixando os dias cada vez mais temerosos. Achou a palavra temerosa forte? Isto porque para nós humanos é necessário apenas um agasalho ou entrar embaixo das cobertas, alguns ainda possuem em casa uma lareira ou aquecedores. Mas e no caso dos cavalos? Será que o pelo deles é suficiente para dar a proteção necessária?
Em algumas regiões do país, como por exemplo, nos municípios do sul, a temperatura ficou abaixo de zero. O que pode ser prejudicial também para o pasto, podendo afetar os animais.
Além da alimentação prejudicada, outra preocupação são as proliferações de doenças, principalmente as respiratórias mais propícias nesta estação, como a influenza equina, a gripe dos cavalos e a adenite, conhecida popularmente como garrotilho.