A Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS), movimentou as pistas de Esteio (RS) nesta terça-feira (22/8) e garantiu média superior a R$ 60 mil para animais da raça Crioula. Com Fábio Crespo no martelo, o leilão BT Basca Expointer comercializou 23 equinos de importantes linhagens que brilharam ao longo da história da feira para criadores do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e da Bahia. “A oferta de qualidade colocada à venda nos garantiu bons negócios e pista limpa”, avalia a criadora Mariana Tellechea, que toca a propriedade ao lado de sua filha Lila Tellechea Pinto e do genro Henrique Gonzalez.
O animal mais valorizado do remate foi o garanhão Basco Herdeiro. Único potro da geração aprovado para representação na Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC) 2023, na Argentina, ele foi vendido em cotas. “Já esperávamos que esse animal fosse se destacar em pista, uma vez que tem alto desempenho e, inclusive, é um dos classificados para a disputa do grande título em Morfologia na Expointer deste ano”, afirma Lila.
Segundo Crespo, a noite foi de muitos lances e vendas aquecidas. “A Basca tem feito um trabalho de ponta e entregado ao mercado uma genética Crioula de alto desempenho. Os resultados positivos são reflexo disso”, acrescenta. A mesa foi comandada pelas equipes da Parceria Leilões e da Programa Leilões.