Brasil firma acordo para exportar gado vivo para a Índia
Protocolo Sanitário firmado entre o MAPA e o Ministério da Agricultura indiano permitirá a exportação de animais vivos
Protocolo Sanitário firmado entre o MAPA e o Ministério da Agricultura indiano permitirá a exportação de animais vivos
No último dia 28 de junho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério da Agricultura da Índia firmaram protocolo sanitário que permitirá a exportação de animais vivos para reprodução para o território indiano. O acordo é fruto da ‘1ª Rodada de Negociações de Protocolos Sanitários’ realizada durante a 84ª ExpoZebu, por meio da parceria entre o MAPA, a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e a Apex Brasil, que reuniu oficiais dos governos do Brasil e de países interessados na pecuária brasileira.
O gado Zebu originário da Índia passou no Brasil por intenso trabalho de melhoramento genético orientado pela ABCZ e tornou-se a melhor opção para melhoria do rebanho indiano, especialmente para as raças com aptidão leiteira.
“Esta foi uma das conquistas advindas desta primeira rodada de protocolos sanitários desenvolvidas durante a 84ª ExpoZebu, estamos muito satisfeitos e empenhados na abertura de mais protocolos e novos mercados para o Zebu brasileiro”, comemorou a diretora de Relações Internacionais da ABCZ, Ana Claudia Mendes Souza.
Além dos protocolos já firmados com a Índia, mais oito protocolos foram assinados durante a ExpoZebu 2018 e vários outros estão em processos adiantados de negociação.