Uma raça que tem ganhado cada vez mais adeptos no país, completará, no próximo mês de abril, 25 anos das primeiras importações oficiais de animais para o Brasil. O Brahman, resultado do cruzamento de quatro outras raças (Gir, Nelore, Guzerá e Krishna Valley) tem sua origem nos Estados Unidos há mais de 120 anos.
Brahman, que significa ‘um novo ciclo’, realmente representou uma divisão de águas na pecuária norte-americana, tornando possível uma atividade de corte rentável, usando-os como grupo étnico ou em cruzamentos com as raças europeias especializadas.
No Brasil, o gado, que acabou se tornando o zebuíno mais criado no mundo, chegou em 1994 e foi conquistando criadores por onde passava, especialmente por seus atributos: docilidade e habilidade materna.
“A docilidade ajudou muito no crescimento da raça no país, uma vez que essa característica facilita o manejo do rebanho e consequentemente tem reflexos na qualidade da carne”, explica Rafael Oliveira, gerente de corte zebu da Alta Genetics. Além disso, a “habilidade materna também é um atributo bastante buscado hoje em dia, e ajuda a explicar o sucesso desses animais”, acrescenta.