Conquistar, no mesmo ano, o título do Freio de Ouro e o grande campeonato morfológico da Expointer é para poucos. Na história de seleção da raça crioula, somente dois animais chegaram a esse feito. Separados por quase três décadas, o macho BT Sargento e a fêmea Oraca do Itapororó compartilham a marca de serem os únicos vitoriosos das duas principais provas do cavalo crioulo na mesma temporada.
1986 – BT Sargento
Todo acontecimento histórico tem o seu precursor e coube ao ano de 1986 nos apresentar o protagonismo de BT Sargento. Genética para alcançar grandes feitos não faltava. Afinal, o cavalo carrega o sangue de La Invernada Aniversário e BT Nicotina, ambos animais registro de mérito da raça. Nascido em 1982, o rosilho colorado demorou apenas quatro anos para chegar ao seu auge nas pistas.
Naquela Expointer, primeiro levantou o troféu de Freio de Ouro, sob a condução do ginete Itamar Martins. Na sequência, veio o reconhecimento com a escarapela de Grande Campeão da Morfologia. Portanto, com ela, o feito até então único, que sustentou sozinho durante tantos anos.