Campeão do UFC participa do CSI-W Indoor
O lutador de MMA, Minotauro, que agora é competidor da modalidade de rédeas fará uma apresentação em pista durante o
O lutador de MMA, Minotauro, que agora é competidor da modalidade de rédeas fará uma apresentação em pista durante o evento
A Sociedade Hípica Paulista (SHP), localizada em São Paulo (SP), realizou uma coletiva de imprensa durante o CSI-W Indoor SHP, maior evento hípico da América Latina. As disputas vão até domingo, dia 30, e contam com grandes atletas olímpicos, além de um desafio Internacional de Amadores, com a participação dos melhores brasileiros e convidados da Alemanha, Argentina, México e Nova Zelândia. Outro destaque será a prova show, conhecida como “carro versus cavalo”, onde o desafio é entre cavaleiros velozes e pilotos de elite.
Além de divulgar o CSI-W Indoor e tirar dúvidas dos jornalistas presentes, o encontro entre os atletas e a imprensa foi para anunciar um projeto que busca aproximar duas modalidades famosas do esporte equestre, o Hipismo e as Rédeas. Grandes nomes do Hipismo, como José Roberto Reynoso Fernandez Filho, bicampeão do GP Indoor, o jovem Philip Greenlees, campeão mundial FEI Children, e Rodolpho Riskalla, atleta de adestramento paraequestre que conquistou duas pratas nos Jogos Equestres Mundiais 2018, compartilharam informações com craques das Rédeas. Gilson Diniz Filho, que apenas neste ano de 2018 foi campeão Pan-americano, Nacional e Potro do Futuro da modalidade, e Minotauro, recém-chegado nas Rédeas, mas que já é mundialmente conhecido em outro esporte, o MMA, marcaram presença no evento e trocaram experiências com os demais competidores.
Minotauro é o único lutador na história que ganhou os cinturões dos pesos pesados pelo UFC e PRIDE. O lutador falou que o cavalo está presente na vida dele desde a infância e que depois da aposentadoria nos ringues resolveu continuar no esporte e viver um sonho de criança, indo de uma arena para outra. O competidor disse que está entusiasmado com as Rédeas. “Eu sou iniciante ainda nas Rédeas, mas me apaixonei pelo esporte. É uma modalidade clássica, você como cavaleiro tem aquela adrenalina de tocar o cavalo. Eu gosto muito do treinamento, de repetir as manobras várias vezes, fico quatro horas com o cavalo. Viajo até Itapira toda semana para treinar”, comentou ele.
O treinador do Minotauro, Gilson Diniz Filho, o Gilsinho, disse que o sucesso do lutador e competidor vem da dedicação e disciplina dele nos treinos. “Eu nunca vi alguém tão focado no treinamento. Ele é fissurado pelo cavalo e quer aprender e aperfeiçoar as manobras, já evoluiu muito desde que começou a praticar. Eu acredito que em breve ele vai conquistar um título em uma grande prova da modalidade”, ressalta Gilsinho.
Estiveram presentes também o presidente da Sociedade Hípica Paulista, Romeu Ferreira Leite Júnior, e o presidente da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), Francisco Moura. “A ideia é divulgar para quem ainda não conhece o quanto é interessante a modalidade de Rédeas. Para isso, é de extrema importância estar dentro de uma hípica, de um grande centro equestre, como a Hípica Paulista, aqui em São Paulo”, comenta Francisco.
Segundo Romeu, presidente da SHP, a ideia é iniciar o projeto com as crianças. “A primeira iniciativa é adaptar o clube para receber essa nova modalidade. O nosso objetivo é começar com os pequenos, isso despertaria um interesse grande para darmos continuidade no esporte aqui no clube, ou para que esses alunos possam, a partir daqui, ir para algum centro praticar as Rédeas”, completou Romeu.
Para selar essa união entre as duas modalidades equestres, Minotauro e Gilson Diniz Filho farão uma apresentação de Rédeas durante o CSI-W Indoor SHP. A participação dos craques está marcada para esta sexta-feira, dia 28, a partir das 14 horas, e deve agitar a arena da Hípica Paulista.
Por Flávia Macedo | Canal Rural