O ano terminou com motivos de sobra para comemorar as duas décadas do Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), com 51,1 mil animais certificados em 2018 – 22% a mais do que em 2017, quando foram certificadas 41,9 mil carcaças. Os números comprovam os avanços do mais antigo programa de carne de qualidade do Brasil, principalmente na última década. Comparado a 2006, que registrou 2,5 mil certificações, o volume anual já é 20 vezes maior.
Atualmente, seis plantas frigoríficas distribuem a Carne Certificada Hereford (CCH) ao mercado: duas no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina, uma no Paraná e outra em São Paulo, que passou a integrar a lista em setembro de 2018. A quantidade de carne embalada com o selo CCH durante o ano passou de mil toneladas.
A gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, destaca a recuperação do setor, após um decréscimo de 2016 para 2017. “De um déficit de 12%, com a saída de três unidades frigoríficas, o que representou uma queda considerável nos nossos números de produção, nós conseguimos reverter esse cenário em 2018”, pondera. A perspectiva para 2019 e 2020 é de aumentar o número de abates e conquistar a abertura de novos mercados nas regiões Centro-Oeste e Norte do país. Hoje, três mil produtores fornecem animais para o programa.
Em clima de aniversário