Nas mais diversas regiões brasileiras, as infestações pelos carrapatos nos bovinos são responsáveis por graves prejuízos. Os parasitas podem estar presentes durante todo o ano nos animais. Mas, em geral, picos de infestações nos animais são observados em épocas mais quentes e úmidas do ano. Dessa maneira, culminando com grandes cargas de parasitas em torno do final do outono ou do período chuvoso do ano.
“O carrapato bovino é um importante inimigo da produtividade e lucratividade na pecuária brasileira. Em trabalho publicado por dois importantes parasitologistas brasileiros estimou-se que as infestações pelo carrapato determinam prejuízos próximos a US$ 3 bilhões a cada ano. Estes prejuízos relacionam-se à redução do ganho de peso, redução nos índices reprodutivos, queda na produção leiteira, pior qualidade do couro, gastos com mão de obra e medicamentos, perdas devido à doenças as quais o carrapato seja o vetor, entre outras”, informa o gerente da linha de produtos para pecuária de corte da Ceva Saúde Animal, Rudsen Pimenta.
As infestações pelo carrapato determinam irritação nos animais e proporcionam porta para instalação de miíases (bicheiras). Além disso, levam a perdas de sangue e possibilitam surtos da tristeza parasitária bovina (babebiose e a anaplasmose).