Cavalo Crioulo compõe temática de exposição fotográfica
Lançamento do livro e da exposição Queijo Artesanal Serrano trouxe elementos da cultura da região gaúcha para o Espaço Cultural
Lançamento do livro e da exposição Queijo Artesanal Serrano trouxe elementos da cultura da região gaúcha para o Espaço Cultural Correios
Porto Alegre vivenciou um pouco da cultura da Serra Gaúcha durante o lançamento do livro e da exposição Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra,de autoria de Saionara Araujo Wagner, da faculdade de medicina veterinária da UFRGS, Jaime Eduardo Ries e João Carlos da Luz, da Emater, e do fotógrafo Fernando Kluwe Dias, da Secretária Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). O lançamento ocorreu na noite fria de 9 de agosto no Espaço Cultural Correios, em Porto Alegre. A exposição fica aberta ao público de 10 a 25 de agosto, de terça a sábado, das 10h às 18h. Entrada franca.
O local reuniu mais de 150 pessoas, entre autoridades, patrocinadores e homens e mulheres vindos da Serra gaúcha, entre eles produtores de queijo serrano, para conferir as cerca de 45 imagens, distribuídas nas paredes do Espaço Cultural Correios.
O ambiente recebeu objetos típicos do dia a dia do homem serrano, como bruacas e pinha, bem como miniaturas das mulas que eram conduzidas pelos primeiros tropeiros, no século XVIII. O som ambiente ficou a cargo do conjunto Hábito Fandangueiro, de Bom Jesus, que interpretou canções como “Serrano, Sim Senhor”, do grupo Os Serranos, e “O tropeiro”, dos Irmãos Bertussi, entre outras composições sobre os hábitos e costumes da região.
Durante o coquetel, para acompanhar o queijo artesanal serrano em diferentes estágios de maturação, com 60, 90, 100 e 120 dias, foram servidos vinhos Sopra, da Vinhedos Entre Rios, de Vacaria, além de geleia de gila (fruta muito apreciada na região) e paçoca de pinhão, com cardápio preparado pelo chef Bruno Ivanoff, professor da Faculdade de Gastronomia Senac.
O Cavalo Crioulo está entre as temáticas que compõe a exposição fotográfica “Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra”.
A foto é de uma prova de Tiro de Laço nas seleções da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, na localidade de Muitos Capões. A modalidade é a preferida na região.
O laçador na foto é Orlando Júnior Kramer Velho, montando a égua Alma da Tapera do Pascoal. Ele ficou surpreso ao chegar na exposição e ver a própria foto. “Nós sabíamos que estavam fotografando, mas jamais imaginei que eu estaria em uma das imagens escolhidas”.
O projeto “Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra” é uma realização do Ministério da Cultura e da Alma da Palavra, com financiamento da Lei Rouanet, patrocínio do Banrisul, BRDE, InBetta, Marelli e Souza Cruz e apoio do Espaço Cultural Correios Porto Alegre.
Livro e Exposição Fotográfica “Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra”
Autores: Saionara Araujo Wagner, Jaime Eduardo Ries, João Carlos Santos da Luz e Fernando Kluwe Dias (imagens).
Período: 10 a 25 de agosto. De terças a sábados, das 10h às 18h. Entrada franca.
Local: Espaço Cultural Correios – Rua 7 de setembro, 1020, térreo do Memorial do Rio Grande do Sul (entrada pela Rua Sepúlveda)
A obra estará à venda durante a exposição por R$ 50. Edição limitada.
Por Tatiana Csordas