Lançamento do livro e da exposição Queijo Artesanal Serrano trouxe elementos da cultura da região gaúcha para o Espaço Cultural Correios
Porto Alegre vivenciou um pouco da cultura da Serra Gaúcha durante o lançamento do livro e da exposição Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra,de autoria de Saionara Araujo Wagner, da faculdade de medicina veterinária da UFRGS, Jaime Eduardo Ries e João Carlos da Luz, da Emater, e do fotógrafo Fernando Kluwe Dias, da Secretária Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). O lançamento ocorreu na noite fria de 9 de agosto no Espaço Cultural Correios, em Porto Alegre. A exposição fica aberta ao público de 10 a 25 de agosto, de terça a sábado, das 10h às 18h. Entrada franca.
O local reuniu mais de 150 pessoas, entre autoridades, patrocinadores e homens e mulheres vindos da Serra gaúcha, entre eles produtores de queijo serrano, para conferir as cerca de 45 imagens, distribuídas nas paredes do Espaço Cultural Correios.
O ambiente recebeu objetos típicos do dia a dia do homem serrano, como bruacas e pinha, bem como miniaturas das mulas que eram conduzidas pelos primeiros tropeiros, no século XVIII. O som ambiente ficou a cargo do conjunto Hábito Fandangueiro, de Bom Jesus, que interpretou canções como “Serrano, Sim Senhor”, do grupo Os Serranos, e “O tropeiro”, dos Irmãos Bertussi, entre outras composições sobre os hábitos e costumes da região.