Cinco dicas para melhorar a qualidade da água do boi
Confira a lista dos itens que o produtor deve pôr em prática, segundo o médico veterinário, Fernando Loureiro, em entrevista
A dúvida veio do pecuarista Adailton Bezerra, do município de Pedra Branca, no sertão cearense. Ele pediu algumas recomendações para sua região, e o quadro Giro do Boi Responde, trouxe cinco dicas essenciais para melhorar a qualidade da água para a produção de bovinos de corte no Nordeste.
Confira abaixo a lista dos itens que o produtor deve pôr em prática, segundo o médico veterinário, Fernando Loureiro.
1. Limpeza dos bebedouros
Para o especialista a recomendação é de fazer esse procedimento começando de 15 em 15 dias. Conforme a própria evolução desse manejo, o produtor pode encurtando esse período para dez em dez dias e até mesmo para uma vez por semana.
2. Limpeza mecânica
No momento da limpeza é ideal fazer inclusive uma limpeza mecânica. É preciso esfregar as paredes internas e o fundo do bebedouro com uma vassoura ou escova, sem adição de qualquer produto. A limpeza é feita com a água que estiver no bebedouro.
Para economizar a água, existem produtos que auxiliam o produtor a remover a água onde estão as impurezas. Dessa forma, apenas 10% a 15% de água são retiradas. Essa água pode inclusive ser reaproveitada para irrigar a área de pasto.
3. Adotar fichas de leitura do bebedouro
O pecuarista deve estabelecer um cronograma para monitorar os detalhes do aspecto da água do gado. Os produtores interessados podem solicitar gratuitamente a ficha de leitura pelo e-mail rubbertankbrasil@gmail.com.
4. Avaliação do pH da água
O método de avaliação da água para o rebanho é semelhante à medição do pH de uma piscina.
5. Avaliação do fundo do bebedouro
É importante verificar se há presença de matéria orgânica, formação de microalgas e lodo. Eles devem ser removidos na limpeza.
Fonte: Giro do Boi com edição Canal do Criador