Como a precocidade sexual em novilhas pode melhorar a eficiência reprodutiva na pecuária?

O zootecnista Josinaldo Zanotti explica como estratégias que promovam a precocidade sexual em novilhas podem melhorar a taxa de reprodução

A precocidade sexual em novilhas não apenas acelera o ciclo reprodutivo, mas também contribui para uma genética mais robusta e adaptada dentro do rebanho. Esta abordagem inovadora é apoiada por estudos e práticas que demonstram como a gestão cuidadosa e o planejamento estratégico podem otimizar o desempenho reprodutivo das novilhas, garantindo um futuro mais produtivo e rentável para as fazendas.

No mais recente episódio do “Dicas de Especialista” do Canal do Criador, o zootecnista Josinaldo Zanotti abordou a importância da precocidade sexual e a eficiência reprodutiva em novilhas e destacou que esta prática tem um impacto direto na melhoria dos resultados e, consequentemente, no aumento da rentabilidade do produtor.

Conforme o especialista, ao longo do tempo, as novilhas precoces dentro do sistema produtivo apresentam certos índices de perda pré-parto, como abortos e absorção embrionária, especialmente em fêmeas com menos de 290 kg.

Zanotti enfatiza a necessidade de uma estratégia produtiva, forrageira e nutricional bem organizada para que essas novilhas ganhem peso adequado após o desmame e estejam prontas para a inseminação no início da estação de monta. Ele também ressalta a importância de construir um material genético adaptado e eficiente reprodutivamente, utilizando touros melhoradores para a inseminação ou monta natural.

O conteúdo também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também