Depois de três dias intensos de avaliação dos 96 conjuntos – 48 machos e 48 fêmeas – que conseguiram chegar a última etapa deste circuito do Freio de Ouro, chegou o momento de conhecer os finalistas da competição. Ou seja, os 28 animais que demonstraram desempenho superior tanto na morfologia quanto nas provas funcionais e estão classificados para a grande final do campeonato, que acontece neste domingo (27).
Sob o olhar atento dos jurados André Luiz Narciso Rosa, Mário Móglia Suñe e João Francisco Silveira da Silveira, as fêmeas iniciaram as disputas do dia com a primeira etapa da Mangueira. BT Basteira, montada pelo ginete Daniel Teixeira, demonstrou muita habilidade na pechada e assumiu a liderança parcial entre as éguas com 19.927 pontos.
Na sequência foi a vez dos machos competirem e serem julgados por Luis Rodolfo Machado, Carlos Loureiro de Souza e Luiz Alberto Martins Bastos. Entre eles, Esteio JB de Palermo, conduzido pelo ginete Cláudio Correa, deixou todos os rivais para trás alcançando média parcial de 20.629.
Já na parte da tarde, as fêmeas voltaram para a disputa das paleteadas e Capanegra Quinta Sinfonia surpreendeu a torcida saltando do terceiro para o primeiro lugar da competição. Montada pelo ginete Eduardo Quadros, que disputa pela primeira vez a final da competição mais importante da raça crioula, a égua alcançou 20.292 pontos.