Conheça os líderes do sumário ANCP 2020
Na categoria touros provados as três primeiras colocações são da central Alta Genetics
O Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – edição maio de 2020, tem como foco a qualidade e robustez dos dados e conectabilidade dos rebanhos. Para a avaliação, a ANCP utilizou sua base de dados, que reúne aproximadamente 3,6 milhões de animais, com 11,9 milhões de medidas de pesos corporais e 2,3 milhões de perímetros escrotais.
Dos cinco primeiros reprodutores da liderança no Sumário da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP), quatro pertencem à bateria da Alta Genetics. Isso quer dizer que, a empresa de melhoramento genético de bovinos, conquistou novamente os primeiros lugares do ranking. A Central obteve o primeiro lugar na categoria touros jovens e as três primeiras colocações no quesito animais provados.
O Gerente de Corte Zebu, Rafael Oliveira, reforça que a empresa “sempre prezou pela qualidade e por investir em parcerias sólidas com os criadores. Temos um criterioso processo de seleção dos touros, aonde buscamos animais com pedigree e avaliação genética consistente, produção de sêmen precoce, DEP Genômica e também serem destaques intra-rebanho. Por isso, ficamos extremamente satisfeitos com mais esse ano de ótimos resultados, que reconhece a qualidade da nossa bateria e de nosso foco em sempre oferecer o melhor”.
Conheça os destaques do Sumário de Touros
Coral Mat foi destaque na categoria touro jovem, considerado o “coringa” dentro da central, o Nelore pertence ao seleto grupo do quarto quadrante, comendo pouco e ganhando muito peso. Sendo assim, indicado para os mais exigentes projetos pecuários do país. O reprodutor é filho de REM Armador, reconhecido como um dos touros que mais tem auxiliado o avanço genético do Nelore, e Verana Mat em sua linha materna.
Na categoria touros provados a liderança ficou com REM Dheef, touro mais valorizado da raça Nelore no ano de 2018, estando na cabeceira dos principais sumários da raça. Dheef é filho de REM Armador em vaca Quark COL, com apenas quatro anos de idade, o touro se destaca como um dos grandes reprodutores da nova geração e comprova o legado de seu avô, Rem Torixoréu.
O segundo lugar foi do REM Embaixador, nelore utilizado em grandes projetos de pecuária. O animal é fruto de um forte trabalho de precocidade sexual da raça, tendo entrado em puberdade aos nove meses e já possui filhos na Central. Destaca-se para habilidade materna, stayability, ganho de peso e características de carcaça.
Fechando a lista, o terceiro lugar ficou com o reprodutor REM Dulldog. Sua genética teve evoluções significativas nas últimas avaliações de características para habilidade materna, precocidade sexual e fertilidade nas fêmeas e área de olho de lombo. O reprodutor é filho de REM Armador, reconhecido como um dos touros que mais tem auxiliado o avanço genético do Nelore, e REM Ricket em sua linha materna.
Fonte: Alta Genetics, com edição de Bianca Sandrine | Lance Rural