A consagrada genética Santa Nice no Leilão Grandes Criadores
Remate integra a Expoparanavaí 2017 e ofertará fêmeas Nelore
Remate integra a Expoparanavaí 2017 e ofertará fêmeas Nelore
O Canal Rural vai transmitir no dia 9 de março, a partir das 21 horas, o Leilão Grandes Criadores, direto da cidade de Paranavaí, no noroeste do Paraná. Estarão em oferta 10 fêmeas elite da raça Nelore e outras 150 matrizes funcionais (prenhes ou paridas) da tradicional Fazenda Santa Nice.
O pregão integra a programação da 46ª Expoparanavaí e será realizado no remodelado Recinto Felício Jorge, localizado no Parque Costa e Silva. O remate vai homenagear Antônio Grisi Filho, saudoso nelorista proprietário da Fazenda Santa Nice, que fez quatro grandes campeões em Uberaba (MG).
O evento tem a participação e apoio da Associação dos Neloristas do Paraná (ANEL-PR). O diretor de Bovinocultura de Corte e Melhoramento Genético da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Reinaldo Reis de Cerqueira, acredita que, pela qualidade dos animais, o leilão possa ultrapassar R$ 1 milhão em faturamento: “Além disso, é quase uma novidade já que há vários anos a Rural não realizava leilões de elite. Vamos retomar esta prática que é muito importante para a melhoria genética do rebanho bovino regional”.
Os compradores terão facilidades de parcelamento, além da disponibilidade de financiamentos através de linhas de crédito especiais. A responsabilidade pela condução dos negócios é da Programa Leilões.
Santa Nice é um dos mais respeitados criatórios de Nelore do país
A fazenda Santa Nice esta localizada no município de Amaporã (PR). São 7502 hectares, dedicados à seleção de gado Nelore e às culturas da cana de açucar, mandioca e eucalipto. O trabalho de seleção começou em 1944, com o Dr. Oscar Martinez, antigo proprietário da fazenda.
Na época, a Santa Nice já era reconhecida como um dos principais patrimônios genéticos da raça, com um rebanho concentrado em sangue Golias, Karvadi e Taj I. O principal touro da fazenda na época era o Ediri da SC, um filho do Golias com uma irmã própria do Chumak; A Santa Nice chegou a ter quase 500 filhas do Chumak sendo “trabalhadas” em uma mesma estação.
Em 1984, Antonio Grisi Filho adquiriu a Santa Nice e deu continuidade ao criterioso trabalho de seleção, sempre focado em ofertar ao mercado animais “melhoradores”. Com o tempo, o criatório se consolidou como uma dos principais fornecedores de Genética do Brasil: entre 1998 e 2008 a fazenda comercializou quase 400 mil doses de sêmen e mais de 3000 Touros Puros.
Nessa longa trajetória, merecem destaque algumas importantes conquistas da Seleção Santa Nice:
• Quatro Grandes Campeões Nacionais na Expozebu, em Uberaba.
• Um Grande Campeão e dois Reservados de Grande Campeão, na Expoinel de Uberaba.
• Título de Melhor Expositor da raça Nelore no Ranking Nacional da ACNB – 1999.
• Título de Melhor Criador e Expositor da raça Nelore na Expozebu – 2000.
• Título de Tri-Campeão no Ranking de Melhor Reprodutor da raça Nelore (Big Ben da Santa Nice).
• Recordes de preços alcançados em leilões da Raça Nelore com animais como Amália da Santa Nice e Fanny.
Por Sandro Fávero | Canal Rural