Em participação no Giro do Boi da última quinta-feira (19), o médico veterinário e consultor especialista em equinos Ricardo Moraes esclareceu pontos a respeito da relação entre a pandemia do Covid-19 e os animais que normalmente o produtor tem em sua fazenda, como bovinos, equinos, cachorros e aves.
“Esse Covid-19 não, ele não é transmissível aos cavalos e nem aos outros animais. Existe coronavírus, sim, em todas as espécies. Existe coronavírus em cães, em gatos, em aves, e no próprio boi. E existe o coronavírus próprio dos cavalos, que é o ECoV, o Equine Coronavirus. Mas este Covid-19 não passa para os cavalos, então a gente tem que tomar cuidado mesmo é com a nossa transmissão. Ou seja, entre pessoas”, apontou.
O veterinário inclusive relatou que existem pessoas acreditando na existência de uma vacina desenvolvida ainda antes da pandemia. Entretanto, a informação não é verdadeira. “Já estão enganando a população porque já existe esta vacina, mas são cepas diferentes. Existe, sim, o coronavírus e existe, sim, as vacinas para os animais, para os cachorros, mas que é diferente do Covid-19. Então, sim, tem que tomar cuidado, não é brincadeira o Covid-19”, completou.
Em todo caso, o consultor reforçou a importância dos cuidados com a higiene pessoal no manejo dos animais, indicando que pode ser feita com água e sabão, sem desespero caso não encontre álcool em gel, em falta em muitos comércios pela alta procura.