Crescimento no ciclo gera expectativa alta para Final da Paleteada

No total, 60 duplas disputam na pista de Esteio título do ciclo que foi marcado por recordes

No total, 60 duplas disputam na pista de Esteio título do ciclo que foi marcado por recordes

Uma das provas mais concorridas da raça Crioula terá a definição de seus campeões durante a Expointer. Os competidores da Paleteada entrarão na Pista do Cavalo Crioulo do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), nos dias 30 e 31 de agosto, para disputar corrida a corrida o direito de subir no lugar mais alto do pódio na competição. A expectativa dos organizadores é que esta será uma das mais acirradas finais dos últimos tempos.

Isso se deve, segundo o coordenador da subcomissão de paleteada da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Mário dos Santos Suñe, ao crescimento da participação de competidores nas fases eliminatórias da modalidade. Cada uma das duas semifinais levou 120 duplas para as pistas, e agora 60 delas vão correr durante a feira. “A Paleteada foi a prova que mais cresceu dentro das provas da raça. Aumentamos o número de competidores e de credenciadoras. Teremos duplas do Uruguai e vagas pelo ranking para competidores que vem de Santa Catarina, Paraná e São Paulo”, explica.

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

A Paleteada terá como jurados Leandro Amaral e Thiago Schilling de Ávila. A paleteada é realizada em dupla e testa a habilidade dos cavaleiros com o gado, além de avaliar a força, a rusticidade e a submissão do animal. Na competição, um bovino é largado em uma raia de 110 metros e cabe aos ginetes prensar o animal com os seus cavalos e conduzi-lo até a porteira mais estreita por um percurso pré-definido.

Para chegar até a porteira final os competidores passam por outras três que vão se afunilando, a primeira tem oito metros de largura e a última três. As duplas são avaliadas por uma comissão que dá notas aos ginetes de acordo com seus desempenhos e domínio sobre o bovino. Vence a dupla com maior pontuação.

Texto: ABCCC

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também