O ciclo do Cavalo Crioulo em 2020 já inicia com decisão. De 16 a 19 de janeiro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), ocorre a final Nacional do Crioulaço, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Os laçadores correrão em pista buscando cerca de R$ 95 mil em prêmios e troféus nas 14 categorias que estarão em disputa.
Representante da subcomissão do Crioulaço da ABCCC, Fábio Ávila, salienta que a mudança no calendário foi para que os laçadores tivessem um tempo melhor para as provas, já que até então a disputa em abril ocorria com um clima mais úmido e frio. Ressalta também o crescimento da modalidade em todo o país, onde diversos usuários já utilizam o Cavalo Crioulo para competir. “A expectativa é boa, estamos na torcida de uma grande festa. O laço é um esporte que vem crescendo e tomando conta de todo o país. Todos os Estados têm a prática do Laço Comprido e acreditamos que será uma grande final da raça com maior expansão no país”, observa.
As inscrições para as categorias oficiais (Duplas Forças A, B e C e Laço Criador A e B) já se encerraram e foram realizadas apenas online pelo site da ABCCC. Já as demais categorias estão com as inscrições abertas e podem ser feitas pessoalmente no dia da competição. A final Nacional do Crioulaço tem o patrocínio de Supra e Vetnil.
Fonte: ABCCC