Em fase final de preparativos para a edição 2019 da maior festa da pecuária zebuína nacional, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anuncia novidades na 85ª ExpoZebu. A lista inclui mudanças no regulamento técnico e, claro, na programação social do evento. A previsão da diretoria da entidade é de uma feira ainda maior, considerando o tema central da festa, que irá comemorar o primeiro centenário da ABCZ.
“Temos um ano inteiro de comemorações, mas a ExpoZebu, claro, será o grande marco dessa celebração. Em 2019 completamos os 100 anos de criação da Sociedade Herd Book Zebu, que foi o primeiro momento do que posteriormente se tornaria essa grande referência no agronegócio mundial, que é a ABCZ. A feira será um momento de relembrarmos essa história e destacarmos todos os avanços que a pecuária brasileira alcançou ao longo desse período, passando, claro, pela ABCZ”, destaca Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.
Entre as novidades no regulamento, destaque para as mudanças nos Campeonatos ‘Matriz Modelo – Prêmio Orestes Prata Tibery Jr’ e ‘Modelo Frigorífico’, que passarão a valer pontos para o resultado dos melhores criadores e expositores para todas as raças participantes. A pontuação corresponde a de um 1º prêmio de categoria (28 pontos). Ainda no que se refere especificamente ao Matriz Modelo, outra mudança definida foi o julgamento separado das raças de aptidão leiteira daquelas de aptidão corte.
Mudanças também no Concurso Leiteiro, que além de receber animais da raça Girolando, contará com uma fiscalização que começará 48 horas antes da primeira ordenha oficial. De acordo com o regulamento, está impedido o uso de quaisquer substâncias aplicadas por via injetável, intramamária, inalatória ou sob a forma de colírio. Só será permitido via forma oral até 30 minutos antes do início de cada ordenha. Outra mudança é quanto ao julgamento de melhor úbere, que passa a ser executado de forma aleatória.