Etapas da vacinação contra febre aftosa serão invertidas
Primeira etapa será destinada aos bovinos e bubalinos de até 24 meses, na segunda fase animais de todas as idades
O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (SINDAN), após análise do cenário, ficou definido a inversão das estratégias de vacinação nos estados que compõem o Bloco IV (BA, SE, RJ, SP, MG, GO, MT, TO, MS, ES e DF) do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa.
Na primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, em maio deste ano, será destinada aos bovinos e bubalinos de até 24 meses e a segunda etapa, que ocorrerá em novembro, passa a ser aplicada em todo o rebanho, independente da faixa etária.
Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, a medida adotada pelo Mapa visa garantir a oferta de vacinas contra aftosa, uma vez que o número de animais com até 24 meses é praticamente 50% de todo o rebanho. “No comunicado que recebemos, o Mapa informa que a decisão foi tomada após ouvir representantes da indústria de produtos de saúde animal, que busca equacionar a demanda por vacinas,” explicou João Eduardo, recordando que na última etapa já foi necessário ampliar o calendário no Tocantins por falta de vacinas em alguns municípios.
Quanto à movimentação do rebanho durante as etapas de vacinação, não há mudanças, ou seja, propriedades adimplentes com a etapa de vacinação em curso poderá movimentar normalmente os animais.