Eucalipto é a árvore mais escolhida pelos produtores em sistemas ILPF
Pesquisadora da Embrapa, conta os benefícios de implementar o componente florestal no sistema de produção
Neste boletim “Pecuária em Pesquisa”, a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Karina Pulrolnik, explica os benefícios do produtor implementar árvores em sistemas de integração, e afirma que o componente florestal preferido dos pecuaristas é o eucalipto.
Segundo a pesquisadora, o eucalipto possui alto crescimento, cerca de 5 metros ao ano, e portanto, permite o produtor inserir os animais no sistema mais rápido. Outra vantagem da árvore é que existem vários estudos em relação a fertilização e doenças, além de ter no mercado uma grande oferta de espécies e clones adaptáveis em regiões frias e secas.
Ao implementar o eucalipto no sistema de produção, o pecuarista garante a otimização do uso do solo, o sombreamento e o conforto térmico aos animais, e a redução da emissão de carbono no ambiente, tornando a propriedade produtiva e sustentável.
Sobre o boletim:
O boletim “Pecuária em Pesquisa” é uma parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), onde os pesquisadores compartilham técnicas de produção, estudos e avanços tecnológicos da pecuária brasileira, dando dicas para o produtor em relação à produtividade, eficiência, rentabilidade e sustentabilidade.