Excelência e dedicação definem o trabalho da GAP Genética
Zootecnista e veterinário do criatório contam um pouco do trabalho e da trajetória da fazenda na seleção da raça crioula
Zootecnista e veterinário do criatório contam um pouco do trabalho e da trajetória da fazenda na seleção da raça crioula
Sempre se dedicando com excelência a seleção da raça crioula, trabalhando em família e com muita paixão envolvida, a GAP Genética realiza no próximo domingo, dia 23 de setembro, seu tradicional leilão da temporada de primavera do Sul do país.
Márcia Linhares, zootecnista com 20 anos de dedicação à empresa, e Caco Loureiro, médico veterinário que se juntou há um ano a equipe da Fazenda, participaram do programa Balcão do Boi, contando um pouco da trajetória do criatório.
Márcia falou que desde pequena já tinha uma relação muito forte com o cavalo e que esse amor e carinho definem o trabalho realizado por ela e por toda a equipe da GAP, que é essencialmente uma empresa familiar, na qual cada um tem uma especialidade aplicada ao negócio.
A zootecnista revelou também que no início da empresa, nos anos 80, eles utilizavam o PSI (Puro Sangue Inglês), mas foi na raça Crioula que encontraram o que realmente precisavam para o trabalho no dia a dia da fazenda: “um animal rústico, resistente as intempéries das diferentes temporadas do ano e adaptado à lida no campo”. De acordo com Márcia, até os peões da Fazenda se apaixonaram pelo equino e “só queriam domar o cavalo crioulo, só queriam montar esse cavalo”, contou ela.
A partir daí, já nos anos 90, a GAP iniciou a seleção genética de animais superiores, com a importação de exemplares chilenos e também de um grande campeão da Expointer. O intuito do criatório era obter animais completos morfologicamente, com uma conformação dentro dos padrões raciais que a raça procura e, o principal, que fossem cavalos bons de montaria, dóceis e com aptidão vaqueira.
Todos esses objetivos foram alcançados e já puderam ser comprovados nas principais competições da raça crioula. A GAP coleciona títulos nos julgamentos morfológicos da Expointer e da FICCC e em provas funcionais como o Freio de Ouro, além do Freio Jovem e até Rédeas, modalidade na qual o cavalo crioulo vem se destacando mundialmente e ultrapassando fronteiras.
Já Caco falou sobre o trabalho de comunicação que a empresa realiza para se conectar com os clientes, dizendo que eles estão sempre tentando inovar. Para o remate deste domingo, por exemplo, foi feito um trabalho fotográfico excepcional.
Confira no vídeo abaixo a participação completa da GAP Genética no programa Balcão do Boi da última segunda-feira, dia 17 de setembro, a partir dos 15 minutos:
Vale ressaltar que no leilão do dia 23 a GAP comercializará bovinos e cavalos da raça crioula. Entre os equinos, estarão à venda 30 lotes de embriões, éguas de cria, éguas domadas, potros, garanhões e cavalos de serviço. Não deixe de acompanhar esse grande remate: é domingo, a partir das 9h45, no Canal Rural!