Mais de 90 exemplares tobianos, oveiros e bragados desfilaram na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), neste sábado, 15 de fevereiro. A 17ª edição do Mancha Crioula, organizada pela Trajano Silva Remates, movimentou criadores de diversos Estados brasileiros. A avaliação ficou por conta do jurado Mário Móglia Suñe.
A grande campeã das fêmeas da exposição foi RE Odalisca-TE, de criação de Evaldo Rosa, da Estância Liberdade, de Rolante (RS). Além disso, ela também se consagrou como melhor exemplar da raça no Mancha Crioula. Já FV Kelly, da Cabanha Renascença, de Minas do Leão (RS), foi a reservada grande campeã.
Nos machos, o título ficou com Catamarca Burity, do criador Jaime Bica de Freitas, da Cabanha Catamarca, de São Gabriel (RS). Enquanto o reservado grande campeão foi Hombre Viejo dos Castanheiros, da Cabanha dos Castanheiros, de Pejuçara (RS).
De acordo com o diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, a exposição teve grande sucesso, especialmente pelo público presente e a quantidade de animais que vieram de outros Estados. Como por exemplo o Paraná, que trouxe exemplares em grande volume. “Tivemos um público grande na Exposição apesar do calor, com gente que veio com seus animais de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Os números evidenciam que o evento foi muito bom. Entre as 17 edições, essa foi a mais consistente”, avaliou.