Um ponto de encontro e vitrine para o que há de mais avançado no melhoramento genético do gado zebu. A ExpoGenética, em sua 16ª edição, é uma referência para os criadores que buscam se aprimorar constantemente a seleção de seus rebanhos.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) acaba de revelar o nome da feira, que neste ano se destaca ainda mais o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). “Comunicar sobre o PMGZ é abordar o melhoramento genético sem limites, um programa que fornece informações de qualidade, relatório que orientam os criadores e, acima de tudo, confiabilidade, que é essencial para gerenciar o rebanho, sendo uma ferramenta auxiliar para o pecuarista” , destaca Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ.
Com o tema “Genética. Fenótipo. Avaliação”, a ExpoGenética destacará o maior programa de melhoramento genético do gado zebu, com um banco de dados robusto contendo 20 milhões de fenótipos. O evento reunirá também os touros mais destacados do centro de genética, além dos resumos do PMGZ e do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens).
“É um momento em que os programas de melhoramento genético em operação no Brasil mostram seu estágio tecnológico, permitindo a troca de informações entre eles e, especialmente, entre os criadores. A ABCZ recebe e oferece espaço democraticamente para todos”, ressalta Luiz Antonio Josahkian , Superintendente Técnico da entidade.