Expointer 2022 tem presença marcante de zootecnistas
Evento ficou marcado, entre outros acontecimentos, pelo 56º Fórum de Entidades de Zootecnistas
A Expointer 2022 chegou à 45ª edição com uma presença representativa de zootecnistas, entre outros profissionais relevantes para o setor. Estes profissionais participaram de associações, julgamentos, exposições e também tiveram milhares de visitantes da categoria na cidade de Esteio (RS), que recebeu o evento.
Durante o evento, ocorreu também o 56º Fórum de Entidades de Zootecnistas, promovido pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), em parceria com a diretoria do Rio Grande do Sul – representada pela professora Angélica Pinho – e com o Sindicato dos Zootecnistas do Rio Grande do Sul.
Estavam presentes no local representantes da diretoria da ABZ, entidades estudantis, coordenadores de cursos e representantes dos Zootecnistas em outras entidades do setor.
Palestra de conselheiro sobre produção de carne na Amazônia
Durante a Expointer, o Conselheiro da ABZ, Guilherme Minssen, ministrou uma palestra sobre produção de carne na Amazônia, no espaço da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Também diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Minssen explicou à plateia sobre a experiência prática realizada na Fazenda Carioca, no município de Castanhal, a 75 km de Belém (PA).
Em 2020, a propriedade investiu na aquisição de bezerras meio-sangue Angus/ Nelore, com o objetivo de reduzir a dependência do mercado de reposição e reforçar o padrão final da carne. Para isso foi introduzido gradualmente a cria no sistema, desafiando fêmeas F1 angus de peso médio de 10 arrobas com sêmen de Brangus.
Guilherme contou que a padronização e os resultados da fazenda avançaram a partir da introdução do serviço de ultrassonografia de carcaça a pouco mais de dois anos. para aprimorar a produção, a fazenda investiu em genética de alto marmoreio e nutrição correta para obter bons resultados.
“Desde 2018, a propriedade vem entregando uma média anual de 1.500 carcaças de novilhas Brangus, com idade inferior a 24 meses, a parceiros da capital, Belém e municípios próximos. E para estabelecer uma escala de abate semanal contínua ao longo do ano foi necessária muita disciplina, equilíbrio sanguíneo do rebanho, foco e precocidade e uso de tecnologia”, detalhou.
Zootecnistas que são destaque no agronegócio estiveram presentes
Além de Minssen, outros zootecnistas muito relevantes para o agronegócio nacional estiveram presentes na Expointer. Aliada do segmento, a ABZ estimulou o networking com esses profissionais de campo, representantes de associações de produtores rurais e de outras entidades representativas do setor. Foi também anunciada uma nova campanha, que irá divulgar para a população e produtores rurais a importância do Zootecnista no Agronegócio nacional.
Programação acadêmica
No último sábado (03), a ABZ realizou uma programação especial para os acadêmicos de Zootecnia do Rio Grande do Sul. “Os estudantes têm papel importante no futuro do setor produtivo e precisamos estimulá-los e apoiá-los desde já”, diz Marinaldo Ribeiro, Presidente da ABZ.
“A Zootecnia é uma profissão fundamental para o desenvolvimento do Agronegócio Nacional. A ABZ, como entidade que representa os Zootecnistas, está empenhada em incentivar apoiar os profissionais e estudantes em suas carreiras. Desta forma, acreditamos que podemos contribuir para o crescimento de um setor que, além da nobre função de alimentar o mundo, é fundamental para a economia do país”, conclui.
Fonte: Associação Brasileira de Zootecnistas