FAESP mostra em Dubai empreendedorismo das mulheres na agropecuária de São Paulo

O I Fórum da Virada Feminina acontece em Dubai nos Emirados Árabes, entre os dias 20 a 24 de março

A Comissão Especial Semeadoras do Agro da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo participa nesta semana do I Fórum da Virada Feminina em Dubai, que tem como objetivo promover o encontro de mulheres empresárias e empreendedoras brasileiras e árabes que têm responsabilidade social para que discutam sobre suas experiências, projetos futuros e suas contribuições sociais dentro de suas áreas de negócio. A coordenadora da Comissão, a diretora Adriana Menezes, ao longo das palestras fala sobre a importância das mulheres na agropecuária paulista.

“Embora a participação feminina na liderança das propriedades ainda seja relativamente pequena — em torno de 13%, conforme o IBGE- a Federação nunca fez distinção de gênero nas iniciativas voltadas ao meio rural. Talvez por isso, a presença feminina em cursos de capacitação do SENAR/SP seja tão expressiva. No ano passado, foi em torno de 43%”, destaca a coordenadora.

Adriana Menezes complementa ainda que, nas ocupações formais do agronegócio, as mulheres representam 30% do total, mas o quadro vem mudando gradativamente. “Entre 2020 e 2021, enquanto as contratações de homens cresceram 4,96%, as de mulheres subiram 6,80%. Ou seja, proporcionalmente a contratação de mulheres foi maior e isso contribuiu para reduzir a desigualdade”, afirma a coordenadora.

A dirigente também comenta sobre a implementação da Comissão Especial Semeadores do Agro, que foi lançada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A Comissão é um órgão colegiado de caráter consultivo, vinculado à Presidência da Federação, com o objetivo de congregar mulheres, direta ou indiretamente ligadas ao campo, para subsidiar a entidade na implantação de ferramentas de valorização e empreendedorismo das mulheres do campo. O Fórum é a primeira atividade internacional da Comissão.

Durante o evento desta semana, as empresárias e empreendedoras brasileiras estão tendo a oportunidade de conhecer melhor o ambiente de negócios nos Emirados Árabes Unidos, por meio do Conselho de Mulheres da Câmara de Comércio de Dubai e She Trades, e participar do Fórum Global de Negócios LATAM, explorando novas sinergias e expandindo o escopo da cooperação econômica entre empresas nas regiões do GCC (Conselho de Cooperação do Golfo), América Latina e Caribe (ALC).

A delegação do Fórum também conta com a participação de Marta Llivia Suplicy (presidente da Virada Feminina), Juliana Farah (vice-presidente), Ângela Vida Gandra Martins (secretária nacional da Família do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos), Regina Nunes (primeira-dama da cidade de São Paulo), Silvia Mello (presidente executiva da Uvesp) Chris Morais (presidente da Câmara Setorial da Pecuária da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo), Luciana Freire (diretora jurídica da FIESP), Luíza Brunet (empresária e ex-modelo), Fabíola Sucasas (promotora de Justiça), Cláudia Castro (fundadora do portal Telemedicina), Débora Leite (diretora administrativa) Rafael Figueroa (CEO do portal Telemedicina), Marie Suzuki (gestora institucional e educacional da Beauty Fair) e Ana Beatriz Godoi (empresária).

Fonte: Assessoria RV&A

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também