A história do Zebu no Brasil será contada em breve nas telonas por meio do documentário intitulado “Da Índia ao Brasil: 170 anos de história das raças zebuínas no território brasileiro”. O projeto cinematográfico será conduzido pelo cineasta e produtor Gil Ribeiro e também pelo editor Fábio Ávila, da editora Bela Vista Cultural.
Como uma das etapas de pesquisa para o filme, parte da equipe do projeto visita nesta semana a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). “Essa é uma história muito rica, e toda iniciativa que tem como objetivo contá-la tem nosso apoio. Boa parte do desenvolvimento econômico do país passa pelo agronegócio e, consequentemente, pela zebuinocultura, justamente por isso é muito importante que ela seja amplamente difundida”, destaca Thiago Riccioppo, gerente do Museu do Zebu.
Além de Riccioppo e da equipe de pesquisadores do Museu, os responsáveis pelo projeto cinematográfico irão se reunir com membros da diretoria da ABCZ e colaboradores da entidade. “A proposta é que durante a visita esses profissionais consigam fazer uma imersão ainda mais profunda no universo das raças zebuínas. Obviamente que ambos já conhecem essa história, sendo que o Fábio, inclusive, já desenvolve outros projetos em parceria com o Museu do Zebu, mas durante esse encontro, terão a oportunidade de se aprofundarem ainda mais nos detalhes, que fazem toda a diferença em uma iniciativa como essa”, ressalta Goretti dos Santos, coordenadora pedagógica do Museu do Zebu.
Sobre o produtor Gil Ribeiro