Freio da Europa apresentará raça Crioula em feira italiana
Prova acontecerá no mês de novembro durante a programação da Fieracavalli de Verona, maior feira equestre da Europa
Prova acontecerá no mês de novembro durante a programação da Fieracavalli de Verona, maior feira equestre da Europa
Está chegando a hora da primeira edição do Freio da Europa. De 7 a 10 de novembro, a prova da raça Crioula ocorrerá durante a programação da Fieracavalli de Verona, na Itália, considerada a maior feira equestre da Europa. O anúncio foi feito na última Expointer, quando da visita do presidente da Associazione Nazionale Allevatori Cavallo Criollo (ANACC), Giuseppe Bonacina, à feira no Brasil.
O convite da visita partiu do fotógrafo Fagner Almeida, idealizador do Projeto Em busca do Cavalo Crioulo. Trabalhando com entrevistas que vão resultar em diferentes episódios de um documentário, o profissional e sua equipe visitaram a Europa para retratar o dia a dia de criatórios na Itália, Alemanha, França e Suíça. Durante o período de captação dos materiais, foi criado um vínculo com jovens proprietários de estabelecimentos crioulistas: Enrico Pavese, da Traditional Ranch, localizada em Asti, e Daniel Bosio, da Cabanha El Caracol, localizada em Bergamo. Desde então, os criadores italianos estiveram duas vezes no Brasil, em janeiro deste ano e durante a Expointer, acompanhados do presidente da ANACC. Nesse período, os jovens passaram cerca de um mês treinando no CT Guto Freire.
Em conversa com Bonacina, Francisco Kessler Fleck, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), mostrou-se contente em divulgar o lançamento na Europa da prova que há mais de 37 anos caracteriza a raça Crioula. Antes da abertura oficial das inscrições, o número de interessados já era de aproximadamente 20. Na primeira edição do evento serão realizadas apenas algumas das etapas do Freio de Ouro, mas Fleck acredita que adaptar as etapas à vivência dos competidores da Itália é algo atrativo e positivo. Para o próximo ano, a ideia é seguir organizando eventos que promovam a raça na Europa. “A Fiera é um evento global, estarmos nela representa muito na história que estamos consolidando”, completa o presidente.
Mundialmente conhecida como a maior feira equestre da Europa e um dos mais antigos eventos equestres do mundo, a Fieracavalli vem sendo palco para Crioulos há aproximadamente 15 anos. Além de estreitar a distância entre os criadores de diferentes cidades e países que se reúnem anualmente para pensar conjuntamente sobre o futuro da raça, o evento é uma oportunidade de apresentar as habilidades físicas e a beleza do Cavalo Crioulo a milhares de pessoas que circulam nos pavilhões de Verona.
Em 2019, o foco da Fieracavalli será voltado a novidade promovida conjuntamente pelas associações europeias e sul-americanas – a associação brasileira e a uruguaia. Seguindo alguns dos critérios de seleção já adotados nesses países, a realização do primeiro Freno Europa em solo europeu tem gerado grandes expectativas para a região e representa mais um marco na história da raça. O Freno acontecerá paralelamente à programação da Fiera, com a presença de participantes de cinco países diferentes.
Fonte: ABCCC