GAF 2018: Blairo Maggi lança marca ”Brazil Agro”
Estratégia do Governo brasileiro nos próximos dez anos é firmar marca de país que avança na produção e exportação de
Estratégia do Governo brasileiro nos próximos dez anos é firmar marca de país que avança na produção e exportação de grãos e carnes
O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi lançou na última segunda-feira de manhã, em São Paulo, a marca “Brazil Agro Good for Nature”, uma espécie de selo da qualidade e proteção dos produtos agropecuários do país. O anúncio foi feito durante a abertura da quarta edição do Global Agribusiness Fórum 2018, evento promovido pela Datagro Consultoria e que reúne, durante dois dias, quase dois mil participantes, entre profissionais, autoridades, executivos, produtores, além de ministros da agricultura de nove países (Brasil, Austrália, Panamá, Moçambique, Togo, Gana, Botswana, Zimbabue e Etiópia), embaixadores de cinco nações (Índia, Bangladesh, El Salvador, Tailândia e China) e representantes de mais de vinte nações.
A nova marca é um rótulo que vai ser fixado nos produtos exportados. Por meio de um QRCode, os consumidores poderão assistir a vídeos gravados no Brasil em cinco idiomas. “A ideia é criar confiança entre produtor e consumidor. É uma marca do Brasil. O mundo precisa saber que nós produzimos sem agredir o meio ambiente. Muitas empresas e entidades já possuem marcas, mas esta é oficial, do país. E faz parte da nossa estratégia geral de aumentar nossa participação no mercado agropecuário mundial de 7% para 10%, o que significa quase 40 bilhões de dólares a mais”, justificou Blairo Maggi.
O ministro voltou a salientar que o Brasil usa apenas 20% do território para a produção agropecuária e preserva mais de 60% das terras, com vegetação original. Área equivalente a 48 países da Europa. “Sem falar que os proprietários rurais mantêm intactos 35% dos solos e das matas, sem receber um só tostão por isso. Ninguém, nenhum governo do mundo tem o direito de nos acusar de promover desmatamento. Temos números comprovados que mostram exatamente o inverso”, declarou.
O comandante do MAPA revelou que o objetivo brasileiro é aumentar a produção de carnes de 27 milhões de toneladas para 35 milhões em 2028 e a produção de grãos de 233 milhões de toneladas a 302 milhões de toneladas, no mesmo período. “Temos que nos preparar para isto. Tecnologia no campo, marca internacional, infraestrutura, definição de metas e estratégia para conquista e manutenção de mercados. Temos terras, respeitamos o meio ambiente e ainda saímos na frente dos concorrentes por termos já, hoje, mais jovens e mulheres atuando no Agronegócio”, finalizou Blairo Maggi.
O Global Agribusiness Fórum 2018 apresentou doze painéis em dois dias de evento, tratando de temas como grãos, energia, crédito rural, preservação, mídia do agro, big data, nanotecnologia, além de quatro startagro’s sobre os principais novidades tecnológicas que chegam ao Agronegócio. São nada menos do que 70 palestrantes e debatedores. E uma preocupação fixa em proteger o planeta e melhorar a vida das populações. “Todas as nações precisam trabalhar juntas por um Agronegócio mais produtivo, rentável, sustentável, de qualidade. Assim, não só teremos segurança alimentar, como ajudaremos a promover a paz social entre todos os povos”, declarou na abertura oficial Plínio Nastari, presidente da Datagro Consultoria.
“Participamos do GAF para deixar clara esta nova etapa de trabalho da nossa empresa, de procurar debater, estar ao lado dos elos da cadeia produtiva, ajudando as nações a crescerem, produzir mais e melhor, com sustentabilidade e qualidade para o consumidor do mundo inteiro”, afirmou Roberto Hun, presidente da CORTEVA Brasil e Paraguai.
O Canal Rural, em parceria com a FlixTV, transmitiu todo o evento através do site!
Fonte: Grupo Publique