Genética nacional ganha força e novas informações

Durante a Expointer 2018 será lançado o Sumário de Touros ANC/PROMEBO 2018 das raças Aberdeen Angus, Brangus, Hereford e Braford, Devon e Charolês

Durante a Expointer 2018 será lançado o Sumário de Touros ANC/PROMEBO 2018

Foto: Divulgação

A genética nacional responde hoje, segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), por mais de 50% da comercialização de sêmen de gado de corte no país com valores próximos a 4 milhões de doses. Um mercado expressivo e que é resultado do aumento das informações disponíveis em ações como o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), capitaneado pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), e que lançará, durante a Expointer 2018, em Esteio, o Sumário de Touros ANC/PROMEBO 2018 das raças Aberdeen Angus, Brangus, Hereford e Braford, Devon e Charolês. A apresentação dos novos dados ocorrerá em evento na segunda-feira (27/08) no estande da ANC no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Segundo o presidente da ANC, Ignacio Tellechea, os livros deste ano tiveram aumento no número de reprodutores nacionais listados.

Organizadas por raça, as publicações reúnem dados de touros pais nacionais e importados utilizados nas últimas safras nos rebanhos brasileiros. De posse desses dados, o selecionador e o usuário de genética que trabalha com cruzamento podem escolher acasalamentos de acordo com as características de seus rebanhos e objetivos de seleção. A coordenadora Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), Fernanda Kuhl, ressalta a relevância do trabalho realizado em conjunto com as associações de raça em compilar indexadores essenciais para aprimorar o melhoramento genéticos dos rebanhos puros dentro e fora do Rio Grande do Sul. “Os sumários de touro do Promebo reúnem todas as informações que o selecionador precisa. É uma ferramenta de trabalho que deve ser utilizada por todos os pecuaristas interessados em incrementar os ganhos genéticos em seus rebanhos,  inclusive no Brasil Central onde o foco é o cruzamento industrial”, ressaltou.

Outra mudança determinada pelo Conselho Técnico da ANC em 2018 foi a inclusão no Sumário de uma leva de touros novatos que apresentam apenas Índice de Desmama, mas que já têm, no mínimo, 20 filhos avaliados na última geração. A ideia, defende Fernanda Kuhl, é divulgar previamente o desempenho desses reprodutores de forma a medir seu índice de sucesso.

Fonte: Jardine – Agência de Comunicação 

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também