Gir Leiteiro é o zebuíno com maior produtividade leiteira

Raça também produz sêmen, embriões, tourinhos, e matrizes

Raça também produz sêmen, embriões, tourinhos, e matrizes

Conhecido como o zebuíno de maior produtividade leiteira em clima tropical, o Gir Leiteiro teve origem na Índia, e chegou ao Brasil por voltar de 1906. Hoje, a raça é importante para a pecuária leiteira, pois consegue alcançar níveis altos de produção de leite.

Dados da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) apontam que a produção de leite pode chegar a 3,233 mil quilos por lactação, ou seja, 12 quilos de leite ao dia. O animal também produz produtos como sêmen, embriões, tourinhos e matrizes.

O João Machado, da Fazenda Aprazível, é criador de Gir Leiteiro. Sua família tem laços com a raça desde 1994. Segundo dados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o trabalho mais antigo de gado de Gir Leiteiro é de João. Para ele a criação desta raça é muito importante para quem investe em leite. O criador também lembrou a importância do cruzamento desta raça. “Quando cruzado com o Holandês, o Gir Leiteiro produz o Girolando, um animal extremamente rústico.” – Explica ele.

Ambas as raças mães – Gir e Holandês -, contribuíram muito para o sucesso e formação do Girolando. O gado Gir, com toda sua capacidade de adaptação e rusticidade, e, o gado Holandês, com todos os seus anos de seleção voltados para a produção de leite.

Diferencial da Raça

Sua rusticidade, longevidade produtiva e reprodutiva, docilidade, facilidade de parto, são algumas de suas características. O Gir Leiteiro apresenta resistência endo e ectoparasitas. O sistema termorregulador que permite que a vaca tolere altas temperaturas sem entrar em estresse térmico, comum em outras raças leiteiras, principalmente as europeias.

A cabeça do animal possuí um perfil ultra-convexo, deve ser média, fina e seca, com a fronte larga e marrafa jogada para trás. O focinho é preto, largo, úmido, com narinas dilatadas, lábios grossos e firmes. As orelhas são médias, e os chifres escuros e simétricos. A pele e pigmentação apresentam uma textura fina, curta e sedosa, sendo preta ou escura.

O Gir Leiteiro expressa seu potencial produtivo com menos alimento e sofre menos com a restrição alimentar, pois sua exigência, seu índice de metabolismo e de ingestão de alimentos é mais baixo em relação às raças taurinas, sendo necessário menor reposição alimentar.
Por: Paula Spínola | ABCGIL | Canal Rural

Próximos Leilões

21 NOV 19h00
21 NOV 19h45

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal Rural | Lance Rural

21 NOV 20h00

Londrina (PR)

Leilão CPEX Black do Embrião Nelore

Canal do Criador | Lance Rural

21 NOV 20h00
21 NOV 20h04
22 NOV 19h00

Balsa Nova (PR)

Leilão Marcas do Paraná

Lance Rural

22 NOV 19h30

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural

22 NOV 20h00

Cataratas do Iguaçu (PR)

Leilão Cataratas Collection RS & Casa Branca – 1ª Etapa

Canal do Criador | Lance Rural