A ExpoLavras, feira de animais que, em 2021, completou 77 anos, chegará em 2022 com novidades e a ambição de se aproximar das características da Expodireto Cotrijal – que ocorre em Não-Me-Toque, no Norte do Rio Grande do Sul –, mas tendo a pecuária como enfoque principal.
O Sindicato Rural de Lavras do Sul e a Prefeitura Municipal, promoverão a primeira edição do Universo Pecuária – Futuro, Negócio e Sustentabilidade, um pool de eventos tecnológicos, econômicos, ambientais e culturais que promete movimentar a feira do ano que vem e torná-la de abrangência nacional.
Município de cerca de 7,6 mil habitantes na região da Campanha gaúcha, Lavras do Sul tem hoje um rebanho de 190 mil bovinos e se destaca pela pecuária sustentável, com a produção do chamado boi verde, sem agressões ao meio ambiente. Importante polo de negócios, o município viveu neste ano um significativo incremento de vendas, estimando um faturamento anual de remates na casa dos R$ 200 milhões, contra R$ 75 milhões de 2020.
A proposta, idealizada pelo Serviço de Inteligência em Agronegócio (SIA Brasil), é baseada em quatro eixos: negócios, finanças verdes e sustentabilidade; educação, cultura e turismo; ciência tecnologia e inovação; e políticas, projetos e investimentos. A programação, no entanto, ainda não está formatada. “O Universo Pecuária vem para ser um pool de eventos que vai fomentar essa temática da pecuária sustentável, que definitivamente chega para encampar o agronegócio de uma maneira diferente para a gente construir os próximos 30, 40 anos da produção sustentável ;o agropecuária que pensa não apenas na produção, mas também em outros serviços que o campo tem que oferecer para a sociedade como um todo”, salienta o presidente da SIA Brasil, Davi Teixeira.