Em mais um ano com o tatersal lotado durante seu principal leilão, sempre realizado no primeiro sábado de julho, a Fazenda Brumado mantém viva a tradição indiana, a começar pela entrada do local que há anos conserva as ornamentais árvores-mastro, ou como muitos gostam de dizer: as choupalas. Pode até ser clichê começar a falar sobre elas, já que a maioria dos textos escritos aqui no Lance Rural sobre este pregão sempre falam das choupalas. É que não tem como não mencioná-las, de tão lindas.
Das choupalas ao gado, a Fazenda Brumado é uma das únicas a conservar o banco genético de animais 100% puros. Como seu Antônio José Prata Carvalho, o Tonico, anfitrião da tarde e filho do saudoso Rubico Carvalho, nos disse em entrevista sobre seus animais: nascidos no Brasil, mas com pureza indiana. E foi neste ritmo que o evento prosseguiu em uma tarde amena, quando o tempo fechado dava lugar a um sol vibrante.
O Leilão Brumado começou na hora marcada, às 13 horas. Mesmo depois de dar entrevista nas redes sociais para a repórter Bárbara Siviero, seu Tonico preferiu deixar Arnaldo Manoel Machado, que na ocasião exercia o cargo de assessor pecuário da Brumado, fazer as honras da casa.