santaedwiges640

Remate Santa Edwiges

ABERTURA

  • date-icon

  • hour-icon

    h

ENCERRAMENTO

  • date-icon

  • hour-icon

    h

Previsão de quebra de recorde no 40º Leilão da Santa Edwiges

Campeões do Freio de Ouro estarão à venda no remate!

Um dos grandes remates da história da raça Crioula. Esta é a expectativa para a 40ª edição do leilão da Cabanha Santa Edwiges, de São Lourenço do Sul (RS), que será realizado nesta sexta-feira (19), no Tatersal do Cavalo Crioulo, em Esteio (RS), integrando a programação da Classificatória Aberta ao Freio de Ouro.

O criatório é o maior vencedor da principal competição da raça e tem, igualmente, inúmeros títulos de cabresto.
Estarão em oferta 38 lotes, sendo 5 machos e 33 fêmeas.

Entre os cavalos, destaque para Equador de Santa Edwiges, o mais jovem garanhão a ser inscrito no Registro de Mérito da ABCCC – Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. O reprodutor produziu, entre outros, animais vencedores como JA Libertador, campeão do Freio de Ouro em 2015; JA Impecável, Freio de Bronze em 2014; JA Impulso, Reservado Grande Campeão da Expointer.

Equador de Santa Edwiges teve sua cobertura vendida pelo preço recorde no leilão Sueños, na Expointer de 2016, por R$ 38,4 mil. A cabanha Edwiges se reserva de 24 coberturas anuais não cumulativas e do direito de receber sêmen fresco para suas coberturas. Se venderão 21 cotas que correspondem a 6 serviços anuais não cumulativos, totalizando com a reserva da Santa Edwiges os 150 serviços anuais, o máximo permitido pela ABCCC para garanhões no registro de mérito. Se o garanhão for vendido em cotas, o condomínio poderá escolher onde quer hospedá-lo. Até esta decisão ser tomada o cavalo ficará alojado no Centro de Reprodução de Felipe Hartwig. A Santa Edwiges tem em reserva, para seu uso, cerca 2 mil doses de sêmen congeladas.

Outra atração do pregão é a égua JA Xalalá, campeã do Freio de Ouro 2005 e Reservada Grande Campeã de Esteio em 2004 e 2005, superando a campanha de sua mãe, J A Paloma, que também ganhou o Freio de Ouro e foi Reservada Grande Campeã da Expointer em 1996. Desta linhagem materna saíram muitos campeões da Santa Edwiges como o Freio de Ouro 2015, JA Libertador; a Freio de Ouro 1994, JA Namorada; os Reservados de Grande Campeão da Expointer JA Impulso e Galo de Santa Edwiges e o Grande Campeão do Outonal de Esteio 2015, JA Manda Chuva. Xalalá está em regime de coleta de embriões e deixa cinco filhas no criatório gaúcho, entre elas a 3ª melhor fêmea de Pelotas, JA Havaiana.

O 40º Leilão da Cabanha Santa Edwiges começará às 21 horas com transmissão ao vivo e exclusiva do Canal Rural. A responsabilidade pela organização do pregão é da Trajano Silva remates.

Por: Sandro Fávero | Canal Rural