Você acompanhou pelo Canal do Criador e Lance Rural nos dias 18 e 19 de abril os leilões virtuais da tradicional Cabanha BT Basca. E o que se viu – além do já esperado show de genética – foi uma alta valorização dos exemplares comercializados, além de vários estados brasileiros também adquirindo machos e fêmeas crioulas. A Cabanha colecionou premiações nos últimos anos, endossando a qualidade de sua seleção.
No domingo(18), a oferta era de potros e coberturas do pai de cabanha, Basco Veneno. O destaque ficou por conta do lote A, Basco Gato Negro, filho do Basco Onássis na BT Ágata. Um dos mais semelhantes filhos do Onássis já produzidos e também filho de uma finalista de Freio de Ouro. O potranco foi comercializado por R$225.000 para Marcus Vinicius, da Lumenk Energia.
Por sua vez, Basco Veneno dispôs ao mercado 30 coberturas. O campeão Potranco Menor e Reservado Campeão da Expointer 2015 faturou R$180.000. Veneno é filho do BT Lucero na Basca Rosca Mosqueta e tem se provado como grande reprodutor, em especial na Expointer 2020, colocando sete filhos com apenas duas gerações em idade competitiva.