Liderado por mulheres, Canal do Criador é premiado no Oscar da Pecuária
Emissora de TV especializada em conteúdo agropecuário, conta com mulheres no comando de funções estratégicas
Com pouco mais de um ano no ar, o Canal do Criador recebeu recentemente um dos principais prêmios da Nelore Fest 2021, considerada o Oscar da Pecuária Brasileira. A emissora ganhou o troféu Nelore de Ouro na categoria de Incentivador da Raça e esse reconhecimento foi conquistado, em boa parte, com a liderança de uma equipe feminina.
O Canal do Criador conta com mulheres no comando de funções estratégicas, como a diretoria de programação, ocupada por Jaqueline Silva. Ela fez parte da equipe que idealizou a emissora, além de liderar toda a estratégia de lançamento do Canal, estruturar e fazer a curadoria dos projetos que fazem parte da grade do veículo. “O foco do Canal do Criador é levar oportunidades de negócios e conteúdo técnico ao pecuarista, sempre considerando as boas práticas de produção. E acredito que nós estamos conseguindo cumprir essa missão com responsabilidade e muita dedicação” afirma Jaqueline.
A diretora conta com uma equipe de apresentadores, editores, produtores e repórteres coordenada por Morgana Nunes, que é responsável por formatar e dirigir os projetos da emissora. Os boletins informativos que são exibidos na programação com grandes nomes do setor, como Wagner Pires, Lygia Pimentel, Maurício Velloso, entre outros, são alguns dos projetos executados pela coordenadora. “Nosso foco desde o início sempre foi informar e formar empresários da pecuária. E ninguém melhor que estes técnicos e especialistas para nos ajudar a atingir esse objetivo”, diz Morgana.
A coordenadora de programação também está presente nos projetos de marca da emissora, que tem entre seus apoiadores marcas como Zoetis e Corteva. No caso desta última, ela esteve envolvida já nas negociações iniciais e após formatar o projeto, entregou a condução nas mãos da editora-executiva e apresentadora Yahell Bonfim.
O programa Pasto Extraordinário, desenvolvido em parceria pela Corteva e Canal do Criador, além de ser exibido na programação da emissora, também tem conteúdo entregue no Giro do Boi (exibido no Canal Rural e também um dos programas de pecuária mais tradicionais do setor) e vem alcançando ótimos resultados no ambiente digital. As matérias do projeto estão entre as mais vistas do site do Canal do Criador. “Acredito que o interesse dos produtores se explica, principalmente, pelo fato de o programa ter entre seus pilares falar sobre como a produção sustentável de carne pode ser realizada na prática, mostrando inclusive experiências reais que vem dando certo neste sentido”, analisa Yahell, que está à frente do projeto.
A estratégia digital da emissora também vem sendo conduzida por uma mulher. Janaína Barros, apresentadora e jornalista, é a responsável pelo conteúdo do site e redes sociais do Canal do Criador. Desde o início, todo o conteúdo da grade de programação da tv é divulgado nas redes sociais para propagar as informações a milhares de pessoas. Com layout moderno e explicativo, o site atrai empresários, criadores e pecuaristas que buscam em um canal digital informações de qualidade sobre o setor. “Vivemos em um mundo de comunicação multiplataforma, e com a emissora, não é diferente. Nossos programas, séries e informativos vão direto da TV para as redes sociais e sites. Se com nossa expansão por meio do satélite chegamos a mais de 30 milhões de pontos, imagine o quanto de pessoas alcançamos com a comunicação digital”, diz Janaína.
A partir do próximo ano, o Canal do Criador, que tem como principal foco conteúdo especializado para o setor agropecuário, vai contar com um up na programação. A equipe, que vai muito além dessas quatro mulheres, todos os dias está em busca de novos parceiros e projetos para informar o que há de melhor do agro brasileiro para você.