Waldemar Ruy dos Santos, conhecido como Asa Branca, faleceu na tarde dessa terça-feira, dia 4 de fevereiro. O famoso locutor de rodeios estava internado no Instituto do Câncer, na Zona Oeste de São Paulo, onde lutava contra um câncer de boca descoberto em 2017. A doença avançou para o cérebro, língua e pescoço, caracterizando como um câncer metastático. Além disso, Asa Branca era portador do vírus HIV, descoberto em 2007. Na época, ficou afastado por um ano das arenas, devido a complicações de saúde.
Asa Branca estava pesando 55 quilos. Há três anos, quando a doença foi descoberta, o locutor pesava 92 quilos. Desde então, já havia realizado 33 sessões de radioterapia para tratar a doença. O câncer desapareceu por algum tempo, porém o tratamento deixou grandes sequelas, como por exemplo, a perda total do paladar.
O tumor voltou em 2018 mais grave que da primeira vez. Naquele ano, ele e a esposa Sandra foram aos Estados Unidos em busca de um novo tratamento. Asa Branca retornou ao Brasil no final de 2018 onde continuou se tratando.