A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) buscou otimizar nos três últimos anos, os processos de registro inicial e de alteração de registros de produtos veterinários de natureza farmacêutica e biológicos, com vistas a assegurar a qualidade e disponibilizar maior variedade e opções desses produtos registrados no país.
De 2019 a 2021, foram aprovados entre registro novo e alteração, 646 produtos de natureza farmacêutica, havendo hoje 2.878 produtos registrados e disponíveis ao consumidor. No mesmo período, também aprovados 239 novos produtos veterinários biológicos. O total registrado nessa categoria é de 1.080.
A pasta também avançou na organização e no acesso a informações sobre o registro de produtos veterinários no Brasil, permitindo maior conhecimento e gestão da área, e disponibilizando dados para a gestão interna do Mapa e para o público externo de forma oportuna e transparente. Essa disponibilização de dados é um avanço substancial para a realização de fiscalização de produtos e de orientação ao consumidor.
Além de ser responsável pelo registro, o Mapa também regula os estabelecimentos que produzem, distribuem, importam, exportam produtos veterinários. Atualmente, são 15.402 estabelecimentos ativos registrados no Brasil.