Mapa e o presidente da COP-26 estudam ações de sustentabilidade para o agro

O evento aconteceu na última terça-feira em Brasília com diversos representantes do setor

O presidente da COP-26, Alok Sharma, nesta terça-feira, 29, participou em Brasília de um evento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sobre os avanços do agronegócio brasileiro, com foco na sustentabilidade, e buscou iniciativas para promover a causa.

Segundo Sharma, é importante que o Brasil defina estratégias de longo prazo para a implementação das metas. “O Brasil é um dos maiores exportadores de carne do mundo. Chegar à emissão zero até o ano 2050 vai exigir uma estratégia de longo prazo e estamos comprometidos para continuar colaborando com o Brasil”, disse. Ele também destacou que a meta vai trazer, além de um benefício ambiental enorme, oportunidades econômicas para os produtores rurais.

No ano passado, Sharma visitou a Embrapa Cerrados, no Distrito Federal, onde conheceu de perto a vitrine de experimentos com sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e outras iniciativas de contribuição da agricultura brasileira para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, como o Plano ABC. 

O secretário-executivo do Mapa, Marcos Montes, reitera o compromisso do governo, feito durante a COP-26 em novembro do ano passado, de reduzir as emissões de metano. “Estamos definitivamente empenhados na descarbonização das cadeias produtivas, sempre a partir de uma ótica que contemple tanto atividades de mitigação quanto de adaptação aos impactos da mudança do clima”, afirma.

Montes também destacou o potencial de cooperação entre Brasil e Reino Unido para a redução de emissões no setor agropecuário. A embaixadora Melanie Hopkins, encarregada de negócios da embaixada do Reino Unido em Brasília, ressaltou a intenção do país em avançar na parceria com o Brasil em projetos de sustentabilidade, como o Plano ABC. “Somos um país que tem um olhar para o futuro e acreditamos no potencial atual e futuro da agricultura brasileira. Achamos que o ABC é um modelo para o mundo”.

Também participaram do evento o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o coordenador-geral de Ciência do Clima e Sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Márcio Rojas, e o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Lourenço.

 Fonte: MAPA

Próximos Leilões

24 NOV 09h00

Londrina (PR)

2° Leilão Genética Camparino – Etapa Reprodutores Nelore

Canal do Criador | Lance Rural

24 NOV 09h30

Londrina (PR)

Leilão Virtual Produção Especial Nelore 42

Canal Rural | Lance Rural

24 NOV 10h00

Goiânia (GO)

Leilão Virtual Leiloraça

Lance Rural

24 NOV 14h00

Rio Grande (RS)

Remate Virtual Madres da Tuneira

Lance Rural

25 NOV 18h30

São Paulo (SP)

Lance na TV

Canal do Criador | Lance Rural

25 NOV 20h04

Londrina (PR)

2° Leilão Genética Camparino – Etapa Reprodutores Sindi

Canal Rural | Lance Rural

26 NOV 18h30

Porto Alegre (RS)

Remate 100% Virtual Ferreira Agronegócios

Lance Rural

26 NOV 19h00

Londrina (PR)

5° Leilão Virtual Touros – Fazenda Diamante Verde

Canal do Criador | Lance Rural