Mato Grosso do Sul é referência de mercado da raça Crioula
Crescimento no Estado pelo uso na pecuária e provas de laço vem atraindo atenção de investidores do Norte do Brasil
Crescimento no Estado pelo uso na pecuária e provas de laço vem atraindo atenção de investidores do Norte do Brasil
A cada ano que passa, o Estado de Mato Grosso do Sul vem se tornando um polo de referência do Cavalo Crioulo no Centro Oeste. Com o trabalho do núcleo local e o fomento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a região vem aumentando sua participação no trabalho a campo das propriedades de pecuária extensiva. Dados da associação indicam que no final de 2017, o plantel da raça em território sul mato grossense era de 1,92 mil animais.
Conforme o diretor de Eventos do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do Sul, Geraldo Barbosa de Paiva, a raça vem se adaptando muito bem no Centro Oeste, especialmente em Mato Grosso do Sul em áreas de grande extensão no Pantanal. “As características buscadas na raça Crioula são o bom temperamento, rusticidade e docilidade para o trabalho do dia”, afirma.
Outro mercado importante, de acordo com o dirigente do núcleo, é o das provas de Laço Comprido. “O nosso núcleo vem investindo em um circuito de laço em Campo Grande que há quatro anos tínhamos 12 animais participantes e já neste ano de 2018 temos mais de 120 animais. É muito interessante o crescimento e estamos divulgando as qualidades da raça na região”, relata.
Paiva reforça também que o número de associados do Núcleo de Mato Grosso do Sul cresce anualmente 10% e que grande parte da genética ofertada em leilões da raça já é dos criatórios da região. “Vale destacar também que temos muitos interessados do Norte do Brasil que tem buscado animais em Mato Grosso do Sul. Estamos sendo bem recebidos pelos investimentos que criadores têm feito conosco em genética de reprodutores campeões da Expointer e também com boa performance no Freio de Ouro“, observa.
Durante a Expogrande, que ocorre no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), todo este trabalho estará à mostra na quarta edição da Exposição Passaporte, de 12 a 14 de abril, que selecionará animais para a Exposição Nacional durante a Expointer, em Esteio (RS). “É o sexto ano da nossa Exposição e o quarto que ela garante vaga para a Expointer. Em 2014 fomos a maior exposição da raça no país e ano passado fomos a segunda. Para 2018 já temos a perspectiva de participação de, no mínimo, 80 animais”, informa Paiva.
Durante o evento, ocorrerá também a inauguração da primeira fase da nova sede do Núcleo, que fica localizada no mesmo parque. O responsável pela avaliação dos animais na Exposição Passaporte será Lauro Varela Martins.
Confira a programação
12 de abril de 2018 (quinta-feira)
14h – Concentração de Machos
15h – Inauguração da Pista de Mangueira e Demonstração de Ranch Sorting
17h – Admissão Exposição Passaporte
13 de abril de 2018 (sexta-feira)
8h – Início do Julgamento da Exposição Passaporte
13h – Continuação do Julgamento da Exposição Passaporte
19h – Leilão União da Raça Crioula
14 de abril de 2018 (sábado)
9h – Julgamento Grandes Campeonatos
12 – Entrega de Prêmios
Fonte: ABCCC