Morre Daniel Anzanello, criador de cavalos crioulos e ex-presidente da ABCCC
Com mais de 40 anos de envolvimento com a raça, foi considerado um dos mais importantes criadores do país
Faleceu na noite desta segunda-feira (24) Daniel Anzanello, ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Fundador da Cabanha Santa Edwiges, no município de São Lourenço do Sul (RS), ele é considerado um dos mais importantes criadores da raça crioula, com mais de 40 anos de envolvimento na atividade.
Entre os afixos Santa Edwiges e JA, de propriedade da família Anzanello, há pelo menos dez Freios de Ouro e o primeiro bicampeão do Freio, JA Libertador. “Através da determinação e visão de Anzanello, o estabelecimento se tornou referência em termos de administração, genética e seleção da raça crioula, contribuindo para a evolução do nosso cavalo nestas mais de quatro décadas de existência – legado que seguirá levado adiante pela família que esteve lado a lado com Anzanello nesta caminhada”, informou a entidade em nota.
Anzanello foi presidente da entidade entre os anos de 1999 e 20021. Sua gestão é tida como incentivadora da expansão da visibilidade da raça pelo país. Em 2017, ele foi o primeiro homenageado da Parede da Fama, espaço criado para reverenciar a trajetória daqueles que fizeram história na ABCCC.
A cerimônia de despedida de Daniel Anzanello será realizada nesta terça-feira (25), na capela K do Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre (RS), com o velório marcado para as 14h. O enterro ocorre às 18h.