Nasce o primeiro animal Black Hereford no Brasil
Exemplar surgiu do cruzamento entre as raças britânicas Hereford e Angus
Com uma pelagem preta no corpo e cabeça branca, a raça Black Hereford surgiu do cruzamento entre as raças britânicas Hereford e Angus. Os primeiros animais registrados são de origem norte americana e canadense.
Os bovinos oriundos desse cruzamento destacam-se por sua estrutura corporal, boa musculatura e excelente conversão alimentar, além de serem animais precoces, prolíferos e dóceis. Através dessas características a raça chega ao Brasil com o nascimento do primeiro animal “Brazilian Black Hereford FIV001 PRIMERO”, oriundo da Estância Alvorada do Inhatium, localizada em São Gabriel (RS), de propriedade de Taue Marques Nuñez.
Conforme destaca o criador, o animal será registrado junto à Associação Nacional de Criadores (ANC) Herd-Book Collares, responsável pelos registros de genealogia da raça. “Após aprovarmos o registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e abrirmos o livro de registros na ANC, iniciamos o cruzamento de vacas Hereford melhoradoras com material genético Angus, assim realizamos a primeira Fertilização In Vitro, que resultou no nascimento deste primeiro animal Black Hereford. Nós da Estância Alvorada do Inhatium, assim como nossos parceiros, ficamos orgulhosos do resultado obtido e esperançosos do potencial da raça no país”.
Divulgação da raça no Brasil
Além da ANC, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) também terá participação no processo, através da promoção e divulgação da raça Black Hereford. “É importante salientar que desde o início nós vimos o potencial da raça para fomentar também o Hereford, pois o Black Hereford carrega as boas características da raça, então, ele vem para somar muito”, relatou Nuñez.
A iniciativa de importação e busca por registro genealógico da raça se deu através da Estância Luz de São João, Estância Alvorada do Inhatium e Fazenda Formigueiro que criaram a parceria PAP Brazilian Black Hereford.
Para mais notícias sobre pecuária, clique aqui.
Fonte: ABHB (Dhésika Vidikin), com edição de Lance Rural