Neste domingo: 5º Leilão Genética Campeã Gir Leiteiro traz animais com potencial de fazer grandes campeonatos
Remate acontece neste domingo (29 de abril), à partir das 14 horas
O Gir leiteiro é uma das principais raças zebuínas, conhecida principalmente pela sua alta capacidade de lactação, sendo ideal para a produção de leite, além da carne de excelente qualidade. Apesar de ter sido introduzida no Brasil em 1906, afirma-se que foi no Triângulo Mineiro sua grande consolidação, que aos poucos ganhou outras regiões, sendo presente em todos os estados brasileiros.
História vitoriosa e de fundamental importância para a produção sustentável da população que chegou às proximidades da capital do Brasil, mais precisamente em Alexania, município de Goiás, e atraiu a atenção de seu Leonídio Ferreira Gomes.
A criação no início pode ter sido tímida, com vacas cruzadas, mais ou menos 70 cabeças de gir leiteiro que serviam de base para fazer o girolando – informação colhida do site oficial da Gir Leiteiro Mutum, mas com o tempo, após 28 anos de dedição, foi a vez de optar pela seleção de elite com o gir leiteiro PO, dando um passo grande que mais tarde o tornaria o respeitado e desejado sufixo Mutum.
O ano 2.000 foi marcado pelo nascimento do primeiro produto Mutum, a Dengosa TE Mutum, que em 2004 já mostrou a que veio e sagrou-se a Grande Campeã Nacional. Um gosto da vitória que não ficou só neste animal. Seu Leo aprendeu direitinho e agarrou firme á fórmula mágica, fazendo de sua marca o plantel mais premiado no Ranking da ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro.
A Fazenda Mutum fez oito Grandes Campeãs Nacionais sucessivas. Em 2008 com a Condessa, em 2009 com a Fase, em 2010 foi a vez da Gatinha, em 2011 a Fécula, 2012 campeã com a Filipina, 2013 novamente a Fécula (Bi Campeã), IT em 2014, e mais uma vitória com a Filipina em 2015.
Infelizmente seu Léo faleceu há dois, mas a criação continua com seu filho Leo Machado Ferreira, e agora indo para a terceira geração com Bruno de Souza Machado Ferreira. Família que prossegue os passos do patriarca. Uma genética viva e que o mercado está de olho.
E é por tudo isto que além da vitória nas pistas, todos os anos, a Fazenda Mutum realiza grandes leilões. O primeiro a contar com a genética Mutum dentro da Expozebu 2017 é o 5º Leilão Genética Campeã Gir Leiteiro, onde a família Machado é a anfitriã.
Bruno conta que cada animal ou prenhes ofertadas foram escolhidas a dedo. “Este ano nós estamos com a qualidade bem forte. Cada ano que passa a pressão e seleção em cima dos animais aumenta. Então este ano com certeza estamos muito bem representados, com as principais famílias da fazenda”, confirmou Bruno.
Uma das apostas para o grande destaque do leilão é a Lhama FIV F. Mutum, campeã de campeonato leiteiro desde a sua primeira cria, quando produziu mais de 53 litros de leite na primeira cria. Segue ainda prenhe de um embrião meio sangue.
“Por isso mesmo estamos vendendo apenas 50% de sua cota. Apostamos muito nela”, finalizou Bruno.
O remate realizado pela marca Mutum traz ainda animais de importantes convidados. Destaque para a seleção do Basa, propriedade conhecida como a Casa das Grandes Mães, onde vivem as famílias premiadas: Fábrica e Soja. E animais da Fazenda Brasília, com 56 anos de seleção possui o maior número de recordistas de produção de leite na raça.
O 5º Leilão Genética Campeã Gir Leiteiro acontece neste domingo (29 de abril), à partir das 14 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Fique ligado e não perca esta grande oportunidade!!!
Por: Barbara Siviero | Canal Rural